segunda-feira, 1 de junho de 2020

Entrevista com Vanessa Cardoso

Publicou o livro de forma física ou online? Quais as vantagens e desvantagens de se publicar pela forma que escolheu? Publiquei online porque é uma forma mais simples de publicação exige confecção e diagramação do e-book. No formato físico há mais trabalho com orçamentos com gráficas para impressão e reverter os constantes problemas de entrega pelos correios é muito desgastante.

Qual o seu conselho para as pessoas que querem lançar um livro? Escreva. Mesmo que saiam poucas palavras por dia tente criar um hábito e fazer da escrita parte da sua rotina. Não desanime no primeiro momento porque sempre vamos achar que a primeira versão não está boa. Revise, releia e reescreva até achar que está bom. Você pode tentar fazer sua capa e diagramar, mas nunca hesite em enviar seu texto pronto para correção com revisor. Uma ideia mágica com texto com erros é muito triste. Antes de tudo responda qual é a mensagem que gostaria de passar ao seu leitor. Quando se foca na mensagem a história flui mais facilmente. E por último, porém, não menos importante escreva o que você gostaria de ler, o que te faz feliz. Já vi muitas pessoas escreverem com intenção de ganho financeiro e não conseguiram continuar.

Como vê a literatura no Brasil? Vejo dividida em uma literatura tradicional escolar que não atrai os leitores e outra comercial que tem inúmeros gêneros e é bem mais atraente. A literatura comercial passa por fases: distopias, vampiros, CEOs, etc. É fato que há mais lançamentos de autores consagrados internacionalmente e menos de autores nacionais. Espero que um dia os autores nacionais conquistem maior espaço dentro do nosso país.

O que é preciso para que a literatura nacional seja mais valorizada? Várias ações ajudariam a literatura nacional: os leitores comentarem sobre os livros que gostaram em suas redes sociais e fazer avaliações nos sites de venda. Grupos de apoio entre autores para ajudar no lançamento e também durante as etapas de construção da história. Apoio quando um autor lança seu livro no Catarse ou outros sites de tudo ou nada para impressão do livro físico. Incentivar a leitura de alunos, amigos e familiares.

Como faz para divulgar o livro? Qual a melhor forma? No caso dos e-books banners de lançamento, promoções com sorteio ajudam muito nas redes sociais. Porém quando alguém leu e gostou e faz uma indicação com argumentos das razões pelas quais mais pessoas devem ler é uma maneira mais eficaz de atingir mais leitores.

Quando começou a escrever, já fazia planos de seguir carreira? Não fazia nenhum plano. Estava me recuperando de cirurgia e com depressão, resolvi escrever somente para ter um escape da situação emocional difícil que estava vivendo. Uma noite meu filho se aproximou do computador e leu a página que estava escrevendo. Na manhã seguinte sentou comigo e falou que achava que meu manuscrito poderia ser um bom livro. Eu acreditei nele já que éramos leitores vorazes. Saiu meu primeiro livro: Um filho para Mariana. Desde então venho escrevendo como hobby e é algo que me trás muita felicidade. Não sei um dia será minha única carreira eu gostaria que fosse.

A internet influencia na carreira do escritor? Não. Eu quero muito continuar a escrever histórias que eu gostaria de ler. A internet é uma boa ferramenta para eu saber sobre o mercado editorial e fazer amizades verdadeiras com outras autoras. Também é um meio de comunicação com outros leitores e adoro discussões em grupos sobre livros. Mas a internet não me influencia em nada na hora das escolhas de narrativas. As histórias precisam sair do meu coração.

Deixe um recado para seus leitores e seguidores do blog: Sempre que você gostar de um livro deixe uma mensagem e fale/poste sobre ele.


Entre em contato/siga a autora:

Facebook, clique aqui

Instagram, clique aqui

Livro Um filho para Mariana, clique aqui

Livro Somente minha, clique aqui

Livro Nossos laços de amor, clique aqui

Conto Um presente, clique aqui

6 comentários:

  1. Não conhecia o trabalho da Vanessa Cardoso , me deu essa oportunidade . Gostei muito de saber como começou suas escritas e porque . Prefiro as publicações online .

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Eu adorei a entrevista 👏 parabéns a autora pelo trabalho maravilhoso. Vou ler os livros com certeza

    ResponderExcluir
  3. Gostei das dicas dela. Conheço uma pessoa que está tentando ingressar no caminho de escritora, vou mandar esse post pra ela pegar as dicas! Parabéns para a autora..

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Adorei conferir essa entrevista com a Vanessa. Concordo plenamente com o fato de ser importante que os leitores compartilhem suas experiências e avaliem os livros, pois isso ajuda demais quem publica na Amazon. Arrasou na entrevista!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oie, tudo bem? Ah, que legal essa entrevista. É sempre interessante conhecer um pouco mais sobre alguns autores. Quando era adolescente cheguei a iniciar um livro, escrevi umas 100 páginas mas acabei deixando de lado. Hoje dou mais atenção às leituras e conhecer novos autores. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  6. Muito bom! Penso em escrever um livro mas só mais para frente e as palavras de Vanessa me ajudou a ter coragem!

    ResponderExcluir