segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Oiie, leitores do Brasil e (por que não?) do mundo! É com alegria que venho apresentar para vocês Gilberto Santos, escritor carioca que mora em Juiz de Fora-MG há quatro anos. 

Conheci Gilberto através de uma rede social (facebook) quando fiz uma postagem para conhecer escritores nacionais interessados em fazer uma entrevistar para publicar aqui no blog. Fiquei realmente encantada com essa entrevista e a sinopse do novo livro do Gilberto Santos, e sei que vocês também vão adorar.



Natural do Rio de Janeiro, Gilberto Santos é um autor independente que tenta conquistar o leitor através de suas poesias. Com um estilo próprio, o autor destaca em sua obra um pouco de suas vivências e não é raro encontrarmos referências à questão da diversidade humana nos textos, principalmente no que se refere à sexualidade.



M. L.) Como começou o seu envolvimento com a escrita?

G.S.) Eu experimentei um episódio curioso em 2013, estava doente com amigdalite e me lembro que ao tentar dormir comecei a visualizar textos curtos, que me pareciam crônicas e poesias. Ao me sentar para escrever o primeiro e não esquecer, o segundo e o terceiro texto também afloraram na minha mente e a partir daquele dia nunca mais parei de escrever. O primeiro livro então nasceu naquele dia, quando passei o dia todo escrevendo sem parar.
M.L) Quando publicou seu primeiro livro? G.S.) Publiquei o primeiro livro em 2013, dias depois do fato descrito acima, quando percebi que havia escrito textos curtos, mas que senti a necessidade de escrever e publicar. Na época não entendia nada sobre publicação de livros, capas ou até mesmo como editar um livro. Então um amigo escritor me falou da Clube de Autores e desde então não parei mais.
M.L) Em que turno do dia você prefere escrever? Usa computador ou escreve a mão?
G.S.) Geralmente escrevo quando estou percorrendo longas distâncias, assim muitas vezes escrevo no meu telefone. Em casa já prefiro escrever no laptop, fica mais fácil de poder me organizar.
M.L) O tema do seu próximo livro (Como eu gostaria que você tivesse me conhecido) não é um tema fácil de tratar, como foi que escolheu essa tema, e por quê?

G.S.) A inspiração é algo particular na minha escrita, muitas vezes não tenho controle nenhum sobre ela. Costumo dizer para meus amigos que o livro é quem me escolhe, e consequentemente o tema. Neste livro o que me chamou a atenção foi a descoberta dentro de mim de escrever uma história ficcional mas tentando manter o realismo na medida do possível. Os personagens do livro se aproximam ao máximo de alguém muito próximo que conhecemos ou já ouvimos falar. O suicídio e a morte em si nunca foram temas fáceis de ser colocado ou exposto, tive o máximo de cuidado de aborda-lo com muita sutileza. Graças ao personagem principal, Lucas, ele por ser um poeta e com alma de artista me concebeu momentos ótimos no livro. Através dos outros personagens obtive também a mesma sensação, o livro então tem muita esperança para os que sofrem ou perderam alguém querido de forma trágica.
M.L) Esse (ou algum livro anterior seu) é baseado em história real? Fez algum tipo de pesquisa durante a escrita do livro?
G.S.) Os livros por se tratarem de poesia não foram preciso, apenas desenvolvi temas e títulos para que a obra ficasse coesa. Quanto ao livro ´Como eu gostaria que você tivesse me conhecido` sim , eu precisei de pesquisa em alguns aspectos da história, principalmente para o personagem Lauro, que é um psicologo sempre disposto a ajudar e através dele todos os personagens crescem muito na trama. Outra pesquisa importante foi feita para adequar a história em uma cidade nunca antes visitada. Resolvi que a história seria em Vinhedo, São Paulo.

M.L) Quais suas principais preocupações ao escrever esse livro? G.S.) Que essa história transcendesse o livro, que não parasse ali, que ajudasse as pessoas das mais diferentes formas. M.L) Você fez ou pensa em fazer faculdade de psicologia? G.S.) Não fiz ou penso em fazer, mas é uma profissão que me intriga. Somos todos movidos pela mente e suas complexidades. Ficaria muito feliz se através deste livro ter alcançado questões necessárias e de necessidades vividas por todos nós.


M.L) Como foi que conheceu a ONG CVV Centro de Valorização a Vida? G.S.) Depois de ter escrito o livro resolvi testar a sua audiência no Wattpad, uma plataforma que permite postar trechos de livros e leitores possam assim acessar livremente, sem custo algum. Um leitor em especial, Ivan Alixandria, me procurou logo em seguida para me parabenizar pela a história e suas similaridades vividas por ele, inclusive por ter vivido a infância na cidade descrita no livro. Ele me despertou para outros fatores e principalmente o tema central, o suicídio. Tendo ele já pensado e ter tido vontade de sair da vida. Houve então um estalo que eu deveria através deste livro ajudar pessoas como ele, e surgiu então a ONG CVV. M.L) Fale sobre a campanha que iniciou para doar 50 exemplares do seu novo livro para a ONG. Quem pode participar e como contribuir? G.S.) Todos nós temos responsabilidades como cidadãos na vida, a minha não poderia ser maior agora. Escrever deixou de ser um ato solitário para se transformar num ato solidário. Muitas vozes deverão ser ouvidas, e porque não usar o livro e todas as suas vertentes, precisamos ter a certeza que a história ali contada não fique apenas na ficção e venha despertar nos leitores um senso maior de dever cívico. Essa campanha começou a partir do dia que Ivan me procurou e com o seu emocionante relato me fez ver e entender que os livros podem e devem ser atuantes e não somente guardados nas estantes. Todos podem doar através do site da kickante com a quantia que lhe for desejada.
Você pode ir direto no site da campanha, clicando aqui
M.L) Deixe um recado para os leitores. G.S.) Interaja sempre que houver necessidade com o autor da obra de sua preferência, deixe ele saber o quanto lhe foi importante questões citadas no livro. Isso poderá mudar você, o autor e todos que assim dependiam desta ajuda maior. A minha vida mudou com certeza....



Contatos do Gilberto Santos:
Email: betobrasil3000@hotmail.com
Whatsapp: (32)99114-3296
Livros no Clube de Autores: https://clubedeautores.com.br/authors/104735
Link da campanha: https://www.kickante.com.br/campanhas/como-eu-gostaria-que-voce-tivesse-me-conhecido

4 comentários:

  1. matéria show, mas tb n esperava menos..... uma jornalista espetacular que está por trás disso.
    Parabéns ao grupo Mosaico de Leitura, parabéns Gilberto por seu ato nobre em doar 50 exemplares a uma ONG.
    Viva a solidariedade, viva a cultura.... viva a leitura!!!
    Bjus <3

    ResponderExcluir
  2. Excelente a matéria! Já conhecia a campanha do autor e já fiz a minha contribuição na kickante. Recebi o livro e já li, praticamente devorei o livro. Super indico!

    ResponderExcluir