domingo, 17 de setembro de 2017


DEBORA FALA RESERVADAMENTE COM TODOS
Livro escrito por Ivy Knijnik


'Debora Fala Reservadamente Com Todos' conta a estória de uma mulher casada, de classe média, mãe de dois filhos e que, a partir de suas experiências em Salas de Chat, coloca sua vida de cabeça para baixo. O livro fala do mundo virtual, de suas peculiaridades e armadilhas. Trata das descobertas de Debora, da sua carência, do vício que a mantém na Internet, das dificuldades que ela tem para lidar com o mundo real e concreto. Retrata sua queda e sua reconstrução pessoal. Por meio das suas inúmeras aventuras e casos amorosos com homens e mulheres, Debora vai se redescobrir como mãe, esposa e filha. A partir dessas experiências, ela também discute sua relação com a religião e com Deus. O livro trás o que há de melhor e pior na Internet - a alegria da amizade, a paixão desenfreada, o engano, o engodo, o assédio incessante, a solidão.


Todos os internautas deveriam ler esse livro. Mesmo! Eu me identifiquei com a Debora em alguns pontos. Me senti dentro do livro, vivendo realmente aquelas histórias, os relatos que ela conta.

Quando conhecemos alguém, não sabemos de fato como é a pessoa e o que habita no coração dela. Na vida “real”, olhando no olho da pessoa, muitas vezes nos enganamos.  No “virtual” pode ser pior, porque muitos acreditam que estão protegidos pela tela do computador.

Muitos usam a internet como uma coisa boa, fazem amigos verdadeiros, estudam, fazem cursos, conhecem o trabalho de muitos artistas. Minha melhor amiga mora em São Paulo (e eu em Minas Gerais) e usamos a internet para manter contato uma com a outra. O que é uma coisa boa também que a internet pode proporcionar.  

Mas a vida nem sempre é um mar de rosas. As pessoas boas usam a internet. As pessoas ruins também. Nem tudo que a gente faz precisa ser postado na internet. Você não precisa tirar 118 fotos por dia. Você não precisa postar o passo-a-passo do seu dia nas redes sociais.  Tem gente que tira foto do almoço ou do copo de cerveja pra postar na internet. Quando a pessoa lembra de comer e de beber, a comida já esfriou e a cerveja esquentou.

No livro, a Debora conta sobre as pessoas que conheceu, amizades que fez e também pessoas horríveis, situações horríveis. Ela usa a internet para preencher o vazio que existe na vida dela, mas acaba piorando pois ela se afasta ainda mais da família e dos filhos.

Debora chega no fundo do poço. Não consegue mais trabalhar nem sair de casa e precisa encontrar forças para reconhecer que tem um vício, um problema na vida dela, para assim começar a seguir em frente. E voltar a sorrir.


Um comentário:

  1. uauuuuu heinnnn, sem comentários...
    sempre dicas de livros maravilhosos e uma matéria melhor que a outra!
    Continua assim, essa página vai longe.

    ResponderExcluir