domingo, 23 de junho de 2019

Entrevista com Ariane Aparecida Zucco
de Chapecó - Santa Catarina

Blog: Publicou o livro de forma física ou online? Quais as vantagens e desvantagens de se publicar pela forma que escolheu?
Ariane: Publiquei meu primeiro livro chamado O Protetor das duas maneiras, mas depois percebi que é mais viável publicar somente em ebook, e depois com o tempo, quando o livro for conhecido, daí sim, fazê-lo em físico. O ebook nos dá menos gastos e nos traz mais retorno financeiro. E para um autor iniciante é isso que queremos.

Blog: Qual o seu conselho para as pessoas que querem lançar um livro?
Ariane: Se joga, vai com tudo. Hoje temos publico para os mais variados gêneros da literatura, mas não deixe de fazer um trabalho bem feito, bem revisado para depois não se arrepender com críticas negativas. Uma dica que dou é: Comece postando o livro no Wattpad, lá você já terá uma ideia de qual público atingirá, qual será a desenvoltura do seu livro e consequentemente já terá conquistado fãs quando seu livro for lançado em ebook.
 Blog: Como vê a literatura no Brasil?
Ariane: Precisamos de mais incentivo, pois com certeza existem escritores tão bons quantos os estrangeiros. Muitos leitores ainda têm preconceito em ler livros nacionais por acharem que só há um gênero ─ o hot. Mas hoje em dia, existem escritores que escrevem os mais variados gêneros e que se destacam na literatura brasileira. Não é fácil ser escritor iniciante, vai muito tempo até adquirir seu espaço e reconhecimento, é um caminho a ser percorrido com passinhos de formiga, árduo, mas não é impossível.


Blog: O que é preciso para que a literatura nacional seja mais valorizada?
Ariane: Que os leitores deem uma chance. Que as editoras valorizem o nacional e não cobrem uma facada para publicar um livro. Que haja menos distribuição de pdf ilegal, pois banir acho impossível. São muitos fatores.

Blog: Como faz para divulgar o livro? Qual a melhor forma?
Ariane: Hoje em dia o mundo gira em torno da internet, então ela é para mim, a melhor ferramenta de divulgação. Procuro sempre estar postando novidades, trechos dos livros e conversando com meus leitores, tenho até um grupo no whatsapp para ficar mais pertinho deles e assim, além de conseguir conquistar leitores, conquisto amigos.


Blog: Quando começou a escrever, já fazia planos de seguir carreira?
Ariane: Não, comecei a escrever para ver no que iria dar, pois sempre amei ler, e quando percebi minha mente já estava criando histórias.

Blog: Qual a função social da literatura?
Ariane: Acredito que um livro bem escrito, que passe uma mensagem, pode ajudar de inúmeras maneiras um leitor que se identifique com o personagem. Que esteja passando pela mesma situação. Livros são heróis.


Blog: A internet influencia na carreira do escritor?
Ariane: Com certeza, hoje em dia você deve cuidar muito o que posta em suas redes sociais, pois, infelizmente, vivemos em um mundo onde não devemos ter opinião própria, onde perdemos amizades, leitores e família por conta de ter uma opinião diferente. Assim sendo, evitar barracos, e discussões desnecessárias é a melhor forma de passar uma boa impressão para o leitor e para editoras que possam estar de olho no seu trabalho.


Blog: Deixe um recado para seus leitores e seguidores do blog:
Ariane: Olá leitores do blog Mosaico das Leituras, gostaria de convidá-los a conhecerem meus livros e assim embarcarem em novas aventuras, e se apaixonarem por personagem fortes, mocinhas girl powers, histórias de superação e outras com muita ação. Aos que já conhecem alguma obra minha, só tenho a deixar meu muito obrigada, vocês são demais. E para quem quiser saber um pouco mais sobre mim e minhas obras, basta me adicionar nas redes sociais e me chamar para um papo divertido, sempre estarei disponível para vocês. E gostaria de agradecer principalmente a Gabriella Gasparoni pelo convite. Amei estar aqui.

Siga a Ariane Zucco
Facebook - perfil, clique aqui
Facebook - página, clique aqui
Instagram: Clique aqui
Email: arianezucco.escritora@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário