sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

"Tudo vale a pena se 
a alma não é pequena"

Com vocês: JANETE CLEA DE JESUS

Blog: Publicou o livro de forma física ou online? Quais as vantagens e desvantagens de se publicar pela forma que escolheu?
Janete: Tenho dois livros publicados no formato ebook e um deles já está na gráfica para se tornar físico. Acho que o sonho de todo autor é ter seu livro impresso, talvez pela nossa história folheando livros, mas hoje em dia o ebook toma cada dia mais espaço: seja pela facilidade de tê-lo a mão a qualquer momento ou pela facilidade de poder ler livros que não foram publicados no país que você mora.

Blog: Qual seu conselho para as pessoas que querem lançar um livro?
Janete: Tenha paciência e tente melhorar a sua escrita o máximo possível. Não pense que vai focar rico ou que você é o melhor do que os demais escritores que ainda não tiveram seus livros publicados. Estamos TODOS no mesmo barco e infelizmente quando se publica pensando num público que cada dia menos lê, aqueles leem preferem autores mundialmente famosos com seus best-seller. Assim vá com calma, porque dentro da realidade literária brasileira somos um grão de areia.

Blog: Como vê a literatura no Brasil?
Janete: Eu sou professora de literatura e estive em sala de aula no Brasil durante 10 anos. Não é fácil convencer a um jovem a importância da leitura, muito menos o quão prazeroso é a leitura. O brasileiro em si não dá valor a leitura! Confesso que fico muito impressionada quando vejo algum jovem com um livro na mão e desde que passei a postar no wattpad, conheci tantos jovens com uma criatividade incrível escrevendo, que voltei a acreditar que o mundo literário brasileiro não está perdido!



Blog: O que é preciso para que a literatura nacional seja mais valorizada?
Janete: Na literatura nacional ou mundial quem dá valor são as pessoas que fazem uso. Assim que precisamos estimular as crianças, desde a família chegando na escola. Uma criança que tem prazer em escutar um conto de fadas, certamente, vai gostar de ler. E com relação a literatura nacional, não consigo visualizar uma maneira de fazer alguém acreditar que a literatura nacional é tão boa quanto a literatura mundial. Pensando que ao invés de literatura fosse perfume, o que as pessoas preferem comprar um perfume importado ou um nacional? E por que? Pelo marketing ou pela crença de que algo de fora é melhor do que o que temos no nosso país.... vai entender! Realmente não tenho resposta para sua pergunta, infelizmente.

Blog: Como faz para divulgar o livro? Qual a melhor forma?
Janete:  Infelizmente, não tenho como fazer parceria com blogs que pedem livro para resenha ou pagamento para o mesmo. Não sou contra que peçam, é um trabalho como qualquer outro. Também não tenho uma legião de amigos que fazem parte desse meio literário. Assim que dificilmente se verá alguma resenha de um livro meu em blogs ou grupos de facebook, conto é com os meus leitores que talvez indiquem minhas histórias a seus amigos. Não tenho como fazer certas parcerias, infelizmente. Tudo é trabalhoso e algumas vezes perco o tesão em divulgar, porque parece que não vai dar em nada, mas paro e penso que talvez sim, que tudo é uma questão de sorte ou de destino. Vai que no meu destino esteja algo bem interessante para essa minha carreira de escritora? Ou que eu tenha uma puta de uma sorte e de repente algo aconteça e meus livros ganhem visualidade. Assim que sigo divulgando dessa maneira como contei. Confesso que se eu pudesse apenas escrever sem me envolver com esses detalhes importante, de divulgação, eu ficaria mais feliz. 

Blog: Quando começou a escrever, já fazia planos de seguir carreira?
Janete: De maneira alguma, aliás nem sei se estou seguindo uma carreira realmente. Amo escrever, amo receber os comentários sobre as minhas histórias, mas não me vejo vivendo da escrita. Não que eu não queira, é questão de ter os pés no chão. Hoje quero apenas conseguir publicar todos os meus romances eróticos (são 8: A outra, A esposa, Theodora, Tula, Tereza, Tatiana, Tânia e Tália) e começar um novo projeto infanto-juvenil que tenho na cabeça. Se no futuro eu tiver algum indicio de que não vou me estressar, como às vezes me estresse, nesse meio... que vou ter apenas que ficar escrevendo, que é o que realmente amo fazer, talvez siga com essa "carreira".

Blog: Quando olha para trás sua maior satisfação é poder dizer...
Janete: Desfrutei tanto de tantas histórias, que tantas dessas histórias me fizeram companhia e hoje, são meus livros que fazem companhia as minhas leitoras e que sentem tanto prazer quanto eu ao ler esses textos. Realmente, é gratificante sentir, viver essas emoções.

Blog: Qual a função social da literatura?
Janete: Acho que o primordial é ajudar o leitor a ter um pensamento crítico diante de qualquer situação, entender o que o texto não fala, mas está lá e, principalmente, que cada texto é um reflexo de uma sociedade, de uma época e de uma filosofia.

Blog: A internet influencia na carreira do escritor?
Janete: Demais! Eu estou engatinhando nesse meio, mas o pouco que consegui até hoje devo a internet. Se não fosse ela, eu teria minhas histórias todas engavetadas, tendo apenas minhas amigas como leitoras.

Blog: Uma frase que te define?
Janete: "Tudo vale a pena se a alma não é pequena" (Fernando Pessoa), essa frase é o meu lema de vida.

Blog: Se pudesse voltar no tempo, mudaria alguma coisa?
Janete: Na minha "carreira" como escritora? Nada! Está acontecendo no tempo certo. Agora se for na minha vida como um todo, voltaria no tempo e me daria uns bons tapas na cara e diria "pode parar com essa palhaçada"! Perdi muito tempo fazendo drama ou deixando de viver mais intensamente por nada. Hoje vejo que não era nada.

Blog: Deixe um recado para seus leitores e seguidores do blog:
Janete: Muito obrigada mesmo pelo carinho e pelo incentivo. Vocês fizeram muita diferença para mim.


Siga/entre em contato com a autora:
Instagram: Clique aqui
Wattpad: Clique aqui
Facebook: Clique aqui

2 comentários:

  1. Oiê,
    Hahahahah acho que sim, todos só escritores queremos um livro para chamar de nosso e em.ebook parece que o sonho não está completo

    Adorei a autora

    Bjos

    ResponderExcluir