domingo, 1 de julho de 2018

"Nada foi dito, apenas nos olhamos com intensidade. Eu sentia a minha respiração acelerar e meu coração bater descompassado. Não sei quanto tempo permanecemos ali, nos olhando, olho a olho, naquela mesma posição" Livro Uma Incontrolável Atração 

ENTREVISTA COM CRIS BARBOSA
de Ribeirão Preto - SP



Blog: Publicou de forma física ou online? Quais as vantagens e desvantagens de se publicar pela forma que escolheu?
Cris Barbosa: Publiquei das duas formas. Online de forma independente na Amazon e físico pela Editora Pandorga. As duas formas tem suas vantagens e desvantagens. O e-book tem a vantagem de ser um investimento mais barato e ter um valor mais acessível para o leitor. Porém, a desvantagem é que nem todos gostam de ler nesse formato, então ainda é um mercado restrito aqui no Brasil. Já o físico, por uma Editora, como foi o meu caso, nos dá mais visibilidade e a oportunidade de nos tornarmos mais conhecidos, ter nossos livros vendidos em grandes livrarias e participar de vários eventos sem custo para o autor. Porém, a desvantagem está no valor do livro, bem mais alto que o do e-book e o investimento por parte do autor para a publicação também é bem maior.

Blog: Qual o seu conselho para as pessoas que querem lançar um livro?
Cris Barbosa: Nunca desista do seu sonho! Se surgirem obstáculos tente contorná-los e continue firme em seu propósito. Eu sou a prova viva de que realizar esse sonho é possível.

Blog: Como vê a literatura no Brasil?
Cris Barbosa: Bastante competitiva (risos). Os autores veem uns aos outros como concorrentes e adversários. Acredito que quando isso mudar e os autores se unirem, a literatura nacional vai deslanchar bastante.

Blog: O que é preciso para que a literatura nacional seja mais valorizada?
Cris Barbosa: Uma das coisas, como já disse acima, é a união entre os autores. E uma outra coisa seria os leitores deixarem de lado o preconceito e começarem a ler livros nacionais, incentivando dessa forma os autores a escreverem e se empenharem em continuar.

Blog: Como faz para divulgar o livro? Qual a melhor forma?
Cris Barbosa: Através das redes sociais. Acredito que a melhor forma de fazer é sem exageros. Não publicar insistentemente a mesma coisa várias vezes na mesma rede social e também não gosto e não acho nada eficiente essa história de ficar marcando um monte de gente nas publicações. Quase ninguém gosta disso e, na maioria das vezes, nem leem o que foi publicado ali. Eu particularmente detesto esse tipo de divulgação no meu facebook. Acho uma boa publicação com um banner caprichado, um quote do livro e os links de venda, fica bem legal e chama a atenção do leitor. 

Blog: Quando começou a escrever, já fazia planos de seguir carreira?
Cris Barbosa: Na verdade, não. (risos). Sempre gostei muito de ler e com isso surgiu a vontade de escrever minha própria história. Inicialmente, comecei a escrever para preencher meu tempo ocioso. O intuito era só publicar no Wattpad, mas fui criando gosto e o interesse dos leitores me levaram a ir mais além, publiquei e-book e agora físico. Agora não posso mais parar, descobri na literatura minha verdadeira vocação.

Blog: Quando olha para trás sua maior satisfação é poder dizer...
Cris Barbosa: Realizei o meu sonho e agora estou colhendo os frutos da minha realização profissional.

Blog: Qual a função social da literatura?
Cris Barbosa: Informar, divertir, fazer sonhar, viajar sem sair do lugar e, principalmente, promover a cultura.

Blog: A internet influencia na carreira do escritor?
Cris Barbosa: Sim, claro que a internet influencia, e muito, na carreira de escritor, assim como em todas as outras carreiras. Vivemos em um mundo digital, não teria como ser diferente.

Blog: Uma frase que te define?
Cris Barbosa: "Tudo vale a pena, se a alma não é pequena"

Blog: Se pudesse voltar no tempo, mudaria alguma coisa?
Cris Barbosa: Começaria a escrever e entraria para o mundo literário mais cedo. Acho que demorei muito para começar e hoje me sentindo totalmente realizada, acho que deveria ter começado antes.

Blog: Deixe um recado para seus leitores e seguidores do blog.
Cris Barbosa: Em primeiro lugar, eu gostaria de agradecer a oportunidade que me foi dada com essa entrevista. Gostaria também de dizer aos leitores e seguidores do Blog para que deem uma chance para o meu livro "Uma incontrolável atração", tenho certeza que vocês gostarão bastante. Ele foi escrito com muito amor e carinho para vocês. Para aqueles que já conhecem meu livro e já o leram eu agradeço de coração, porque nada do que estou vivendo agora, toda essa felicidade e realização, teria sido possível sem o interesse e carinho de vocês. E, por fim, pedir para que deem uma chance a literatura nacional, que apoiem, abracem um autor nacional. Tenho certeza que vocês não se arrependerão disso. Foi ótimo participar dessa entrevista e falar um pouco mais sobre mim e minha obra. Espero que tenham gostado. Um beijo no coração de cada um!


"A vida é feita de escolhas e temos que aprender a conviver com as consequências das nossas" - Livro O Último Golpe do Amor (Novo livro da Cris Barbosa - lançamento em agosto, na Bienal do Livro em SP)


Siga a Cris Barbosa:
Perfil no facebook - Clique aqui
Página no facebook - Clique aqui
Twitter - Clique aqui
Instagram: - Clique aqui
Wattpad - Clique aqui
Skoob - Clique aqui
E-mail: cris.bps@hotmail.com 

Um comentário: