domingo, 15 de setembro de 2019

Entrevista com Jey Leonardo
de Sapé, Paraíba
Blog: Publicou o livro de forma física ou online? Quais as vantagens e desvantagens de se publicar pela forma que escolheu?
Jey Leonardo: O meu primeiro livro Talvez não seja tarde foi publicado de forma física, mas também foi disponibilizado uma versão online. A forma tradicional, em minha opinião, ainda é a mais preferida pelos brasileiros em geral. A sensação de poder pegar no livro, tocar nas páginas, marcar seus trechos favoritos, faz toda a diferença. Por outro lado, com o crescente ritmo dos dispositivos tecnológicos, também há uma tendência das pessoas optarem pela forma digital. Acho que não há desvantagens, o importante é publicar e encontrar o que mais se alinha com o seu desejo.

Blog: Qual o seu conselho para as pessoas que querem lançar um livro?
Jey Leonardo: Que organizem seus projetos e estudem bem ele antes de publicá-lo. Acima de qualquer coisa, um livro deve ter qualidade, isso é o mais importante.

Blog: Como vê a literatura no Brasil?
Jey Leonardo: Em processo de transição. A crescente onde de autores principiantes que estão divulgando muito mais do que antes os seus trabalhos, traz um novo parâmetro para a literatura brasileira. Surgem a cada dia novos estilos de textos e através da internet o público passa a ter um acesso maior a estes trabalhos. Logo, a literatura no Brasil ganha folego para a renovação de seus estilos mais clássicos, possibilitando que nomes novos figurem em âmbito nacional.

Blog: O que é preciso para que a literatura nacional seja mais valorizada?
Jey Leonardo: Mais respeito entre os próprios autores, além do sentimento de cumplicidade. Existe muita "guerra" de egos no mundo literário e isso prejudica completamente a literatura nacional. Os autores dificilmente se apoiam e se valorizam. E quando a própria classe não se ajuda, é difícil que o grande público faça o mesmo. Os autores precisam criar entre si o espírito de irmandade. Acredito que há espaço para todos.

Blog: Como faz para divulgar o livro? Qual a melhor forma?
Jey Leonardo: Atualmente é a internet. Planejar e pensar a divulgação em todos os formatos para o maior número possível de plataformas. A divulgação virtual além de ser muito barata, garante bons resultados.

Blog: Quando começou a escrever, já fazia planos de seguir carreira?
Jey Leonardo: Comecei entre 2009 e 2010. Nunca pensei que faria da escrita uma espécie de profissão. Sempre foi mais por prazer. Mas com a repercussão e o passar do tempo, acabei unindo o útil ao agradável e hoje mantenho esse projeto literário como meu principal cartão de visitas.

Blog: Quando olha para trás, sua maior satisfação é poder dizer...
Jey Leonardo: Estou realizado! Faço o que amo, independentemente de quaisquer circunstâncias.

Blog: Qual a função social da literatura?
Jey Leonardo: Transformar. A literatura tem a imensa responsabilidade de gerar reflexões que são capazes de mudar o mundo e a visão das pessoas. Seja em qualquer âmbito que atue, mas a literatura possui o poder de causar impactos na sociedade, fazendo com que novos conceitos surjam e que erros não sejam mais cometidos.

Blog: A internet influencia na carreira do escritor?
Jey Leonardo: Completamente! Como já havia dito, a internet atualmente concentra uma grande quantidade de usuários que estão buscando conteúdo, então isso possibilita alcançar mais pessoas através da divulgação do seu trabalho.

Blog: Se pudesse voltar no tempo mudaria alguma coisa?
Jey Leonardo: Não. Sou muito satisfeito com tudo. Onde errei, amadureci e isso é o mais importante. Acho que tudo que aconteceu na minha vida foi no tempo certo.

Blog: Deixe um recado para seus leitores e seguidores do blog:
Jey Leonardo: Agradeço enormemente a oportunidade concedida pela Gabriella para esta entrevista e fico feliz por existirem blogs assim, que buscam levar cada vez mais a literatura para o maior número de pessoas possíveis. Não existe autor sem leitor, então o papel de quem lê talvez seja até mais importante do que o de quem escreve. Minha gratidão a todos que me acompanham e já leram meus textos e livro! Deixo registrado que meu segundo livro está prestes a sair e  isso é uma razão para ficar ainda mais feliz! Obrigado.

Redes sociais/contato do autor:
Site, clique aqui
Instagram, clique aqui
Facebook, clique aqui
Twitter, clique aqui
Email contato@escritosmeus.com.br
WhatsApp comercial: (83)99126-5143

10 comentários:

  1. Que bacana poder conhecer um pouco mais sobre o autor! Concordo com ele sobre esta linda fase de transição que estamos vivendo na literatura nacional e principalmente sobre a importância dos autores se unirem. Lutar sozinho, não nos leva a lugar nenhum!

    Um grande Abraço! =)

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Acho muito importante trazer entrevistas com autores, pois acaba nos aproximando mais deles, já que descobrimos muitas opiniões suas. Realmente estamos em fase de transição dentro da literatura e espero que possamos crescer ainda mais. E a internet é a maior e melhor forma de divulgar uma obra, sem dúvidas. Adorei a entrevista!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Concordo que o respeito entre os autores é fundamental, vejo que existe uma concorrência gigante e eles acham que não tem espaço para todos. Muito escritor brigando por pouco e isso não é nada lega.
    No demais, uma entrevista linda, estamos sim fazendo uma transição na literatura, e espero que todos absorvam o bom disso

    ResponderExcluir
  4. Oi
    Que legal 👏 parabéns pela entrevista, não conhecia o trabalho do Jey Leonardo. Temos que valorizar escritores nacionais

    ResponderExcluir
  5. Adorei a entrevista! Não conhecia o autor Jay Leonardo e gostei muito de saber um pouco mais a seu respeito. Concordo que a literatura é transformadora, abre nossas mentes e expande os horizontes.

    ResponderExcluir
  6. Adorei a entrevista! Eu adoro esse tipo de post, sempre faz com que a gente se sinta mais proximo desses seres fantásticos que são os escritores!
    Adorei a visão dele sobre a literatura brasileira, bem interessante! Vou procurar conhecer o trabalho dele!

    ResponderExcluir
  7. Que entrevista bacana. É muito bom saber mais sobre a opinião sobre diversos assuntos de escritores. Quero ler algo dele.

    ResponderExcluir
  8. Sempre bom ver as coisas do ponto de vista de autor. Gostei da entrevista, que foi muito bem elaborada.

    ResponderExcluir
  9. Olá! Eu adoro ler entrevista com novos autores e ver como eles enxergam o mercado editorial. Concordo muito sobre a luta de egos. Não é novidade que existem autores que tentam até derrubar os outros. Mas espero que aqueles que torcem entre si sejam a maioria. Gostei mt da entrevista, só acharia legal ter fotos do autor e do(s) livro(s) dele. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá Gabriella,
    Eu não conheço o autor, mas achei interessante sua entrevista, sempre é bom conhecer novos autores e ainda mais nacional. E a relação dele com as redes sociais realmente ajuda na divulgação.
    Parabéns.

    ResponderExcluir