segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Entrevista com 
Susana Alexandra Fernandes Ribeiro da Silva
Blog: Publicou o livro de forma física ou online? Quais as vantagens e desvantagens de se publicar pela forma que escolheu?
Susana: Publiquei em ebook na amazon. Decidi por essa forma de publicação, pois tive uma má experiência com um livro meu por uma editora aqui de Portugal. Eles não cumpriram nem metade do que estava estipulado no contrato, então rescindi e decidi tentar publicar desta forma, pelo menos assim, não tenho problemas com editoras. Quando me sentir com coragem, volto a tentar publicar obras literárias por editora. Para já estou a tentar publicar antologias organizadas por mim na editora Illuminare (“Através do Tempo”), e em breve vou organizar uma antologia pela editora, também brasileira, Bindi. Eu sei que também há desvantagens não sendo por editora, o autor é que tem de fazer tudo: Arranjar capista, diagramador, revisor, fazer publicidade para angariar leitores (e isso é o mais difícil). Mas, devido à minha má experiência, achei que devia fazer essa tentativa, entretanto vou obtendo leitores e quando, no futuro, alguma obra minha sair por editora, sei que vai haver quem compre o livro.

Blog: Qual o seu conselho para as pessoas que querem lançar um livro?
Susana: Procurar saber o que comentam acerca da editora para onde deseja enviar o livro, principalmente com autores que já lá publicaram. Uma espécie de estudo de mercado.

Blog: Como vê a literatura no Brasil?
Susana: Eu não sou brasileira, nem estou a residir no Brasil, mas acho que os brasileiros deviam adquirir o hábito de, primeiro experimentarem ler alguns livros de autores brasileiros e só depois estrangeiros. Digo por experiência própria. Eu já li mais de 200 livros brasileiros e acho que os autores brasileiros têm muita criatividade, comparando com autores de fora do Brasil e de fora do meu país (Portugal).

Blog: O que é preciso para que a literatura nacional seja mais valorizada?
Susana: Os leitores do país priorizarem a literatura nacional, em vez de pensarem que o que vem de fora é melhor.

Blog: Como faz para divulgar o livro? Qual a melhor forma?
Susana: Através do Instagram, do Facebook e tentando arranjar quem resenhe os livros. A melhor forma seria ter dinheiro para pagar a quem fizesse publicidade todos os dias, pois a falta de tempo não ajuda em nada. Há dias que nem consigo publicitar.

Blog: Quando começou a escrever já fazia planos de seguir carreira?
Susana: Comecei a escrever em finais de 2014, quando uma autora brasileira viu uma resenha do livro dela e me disse que eu tinha jeito para escrever. Não penso em seguir carreira de escritora. Sou técnica de computadores e artesã e vou escrevendo histórias e contos. Se tiver sucesso, melhor ainda. Mas o intuito é mesmo poder escrever o que me vem na alma para que os leitores leiam. Nunca pensei em ganhar dinheiro com isso.

Blog: A internet influencia na carreira do escritor?
Susana: E muito. Se houver negativismo (críticas más) por parte de algum leitor, isso vai influenciar o próximo leitor que está na dúvida se deve ler o livro ou não, a desistir de comprar esse mesmo livro. O contrário também é verdade, mas uma critica negativa perdura mais que uma positiva, o que é muito ruim para o autor em questão.

Blog:Deixe um recado para seus leitores e seguidores do blog:
Susana: Peço que levem em conta que eu sou portuguesa e que pode haver algum vocabulário que estranhem. Eu tento sempre arranjar revisores brasileiros, para que não haja muita estranheza na hora de lerem as minhas histórias. E eu gosto de inovar, portanto o leitor tem de ir já a contar com coisas diferentes do normal. Outra coisa que peço, e que vale para todos os autores, é que cada leitor que comprar o ebook na Amazon e após o ler, deverá avaliá-lo na própria Amazon. Se for uma crítica negativa deverá explicar o que não gostou, os autores necessitam saber isso para melhorarem a sua escrita e não caírem nos mesmos erros. Obrigada pela entrevista. Espero que apreciem a leitura. Seja de minha autoria ou não.

Entre em contato/Siga a autora:
Facebook: Clique aqui
Instagram: Clique aqui
Email: xaninha170273@hotmail.com
Livros: Clique aqui
* As histórias são: “A Floresta dos Amantes” e “A Verdadeira Família” 
* As antologias que organizou de forma independente com autores brasileiros: “Imaginarium”; “Música em Contos 1”; “A Arrogância da Nobreza”; “Portugal e Brasil, Contos Musicais”; “O Livro das Orquídeas”; “Mundo das Imaginações” e “Música em Contos 2” 

Um comentário: