terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Entrevista com
Fábio Antonio Gabriel
 
Blog: Publicou seu livro de forma física ou online? Quais as vantagens e desvantagens de se publicar pela forma que escolheu?
Fábio: Desde 2012 publiquei de forma física os livros com alguns ebooks. Em 2019, publiquei "Minutos de Reflexão", uma obra publicada pela editora Escala e que foi veiculada pela AVON. Foi uma experiência nova e abriu muitas perspectivas como escritor ao ser lançado por uma editora com ótima distribuição. Iniciei publicando com a Editora Multifoco e, no momento, estou publicando pela Editora João & Pedro Editores.

Blog: Qual o seu conselho para as pessoas que querem lançar um livro?
Fábio: Seja perseverante e conquiste seu público paulatinamente. Lute pelo seu sonho de ser um escritor conhecido. O Brasil é um país com poucos incentivos para o escritor iniciante, mas não se deixe dominar pelo desânimo. Siga firme como escritor e saiba escolher uma boa editora, séria e comprometida com a promoção da cultura.

Blog: Como vê a literatura no Brasil?
Fábio: A literatura é pouco valorizada no Brasil, infelizmente. Mas, como professor, procuro estimular adolescentes e jovens para a leitura. Pessoas que leem percebem novos horizontes e têm a oportunidade de ver o mundo com outros olhos. É notável a diferença entre alunos que leem e os que não leem, a começar pelo próprio vocabulário.

Blog: O que é preciso para que a literatura nacional seja mais valorizada?
Fábio: Não sei exatamente o caminho, mas acredito que precisaríamos de estímulo, inclusive financeiro, para o autor iniciante ter condições de sobreviver economicamente enquanto escreve. Atuo mais na área de livros acadêmicos, e os desafios também são grandes, porque temos de custear a produção dos livros sem subsídios que poderiam otimizar os resultados na organização de livros.

Blog: Como faz para divulgar o livro? Qual a melhor forma?
Fábio: Procuro utilizar diversos meios para divulgar os livros. O principal deles ocorre mediante lançamento. Sou grato às Livrarias Curitiba, que tem aberto espaço para divulgarmos os livros em lançamento na rede de livrarias. Também somos muito gratos aos blogs, como o seu, que contribuem para a divulgação do escritor ainda desconhecido. As redes sociais também contribuem para a divulgação dos nossos livros.

Blog: Quando começou a escrever, já fazia planos de seguir carreira?
Fábio: Sempre gostei de escrever, mas nunca imaginei que seria um escritor. Quando, em 2019, recebi o convite para escrever Minutos de Reflexão pela editora Escala, percebi que poderia ir mais longe do que previra e poderia tornar-me um escritor profissional.

Blog: A internet influencia na carreira do escritor?
Fábio: A internet possibilita uma democratização da carreira de escritor, porque oferece a oportunidade para autores desconhecidos exporem suas obras e, mesmo, vender os livros em grandes livrarias online. Penso que a internet é uma grande parceira na divulgação das obras do autor iniciante.

Blog: Deixe um recado para seus leitores e seguidores do blog:
Fábio: Parabenizo este blog pela oportunidade de divulgar autores. Acredito que somente a educação e a cultura podem transformar a qualidade de vida de uma nação. Quem quiser conhecer mais meus trabalhos pode visitar o site www.fabioantoniogabriel.com e entrar em contato pelo email fabioantoniogabriel@gmail.com. No referido site também há artigos científicos que escrevi. Desejo-lhe uma boa leitura.

Siga/Entre em contato com o autor:
Facebook: Clique aqui
Site: Clique aqui
Livros: Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário