sábado, 4 de abril de 2020

ENTREVISTA COM
SANDRA ALVES DO NASCIMENTO
Blog: Publicou o livro de forma física ou online? Quais as vantagens e desvantagens de se publicar pela forma que escolheu?
Sandra: Já publiquei de forma física e online. As vantagens de forma impressa é que você conquista leitores que gostam apenas desse tipo de leitura e você sente realmente que escreveu um livro quando consegue tocá-lo. É incomparável a emoção de sentir seu livro pela primeira vez e não importa quantos já tenha publicado. As desvantagens é o alto custo dessa produção que nem sempre terá o retorno financeiro do valor investido. Quanto ao e-book as vantagens é que o autor abrange um público maior, com quase nenhum valor investido; pode ser independente com mais facilidade; pode fazer promoções de e-books gratuitos. Quanto à desvantagem, nenhuma. Mesmo que eu tenha meu livro impresso, irei deixá-lo disponível em e-book.

Blog: Qual o seu conselho para as pessoas que querem lançar um livro?
Sandra: Não criar tanta expectativa em torno das vendas e só investir em produção de livros se você tiver muito dinheiro para tal e não se importar de sofrer prejuízo.
Blog: Como vê a literatura no Brasil?
Sandra: Como todas as outras artes, é deixada de lado. Quando eu estudava, eram pouquíssimas as pessoas que gostavam de ler. Eu tinha pouco acesso à leitura até meus quinze anos. Hoje a facilidade ao acesso é imensa e isso é muito válido. Só não podemos ficar enaltecendo quem se apega apenas a ler modinhas. A pessoa pode ler para entretenimento, mas não pode se esquecer de ler os clássicos e a literatura contemporânea de qualidade. Isso garante um bom desenvolvimento pessoal e do intelecto. O indivíduo saberá se expressar melhor e terá uma memória mais ativa. Fico pasma quando algum escritor, que deveria dar o exemplo, posta no facebook que não irá ler clássicos porque não tem obrigação de ser “cult”. Um político vendo o povo com um pensamento desses deve dar muitos pulos de alegria e júbilo.

Blog: O que é preciso para que a literatura nacional seja mais valorizada?
Sandra: A valorização deve ser conjunta, do escritor que é brasileiro, mas nem sempre escreve nacional, e nem lê outros autores brasileiros, do leitor que acha que no Brasil não há bons escritores e das editoras que deveriam investir na literatura brasileira. Essa desvalorização é algo cultural, fruto de um país que importa cultura. Eu mesclo minhas leituras, não sou tão nacionalista para dizer assim: “só lerei nacional”. Mas leio muitos nacionais.
Blog: Como faz para divulgar o livro? Qual a melhor forma?
Sandra: Eu divulgo nas redes sociais e tenho tido parcerias muito boas neste ano, graças a Deus: Tathiane Rodrigues, Tatiana Domingues, Daiane Cardoso, Michelle Paranhos, página Autoras Unidas no facebook. Realmente eu não sei qual é a melhor forma. Uns dizem que o autor é mais importante que a obra; outros dizem que a obra é mais importante que o escritor. Eu acho que tudo é passageiro, mas se é para fazer que façamos bem feito. Gosto de encantar as pessoas com histórias e palavras.

Blog: Quando começou a escrever, já fazia planos de seguir carreira?
Sandra: Eu comecei a inventar histórias assim que fui alfabetizada. Na adolescência, escrevi muito para eu mesma ler depois, visto que havia poucos livros. Sempre tive o sonho de publicar um livro de ficção, mas não pensava em seguir carreira. Em 2015, escrevi “A protetora”, o primeiro que escrevi já pensando em publicar. Antes de terminar de escrever, já havia pesquisado as editoras e resolvi que seria pela Multifoco. Depois, não parei mais até agora e virei escritora independente. No entanto, sou funcionária pública, a carreira de escritora é secundária.

Blog: A internet influencia na carreira do escritor?
Sandra: Influencia. Há bastante diferença na carreira de um escritor após a popularização da internet.

Blog: Deixe um recado para seus leitores e seguidores do blog:
Sandra: Pessoas leitoras, eu agradeço imensamente que diante de tantos escritores best-sellers vocês tirem um tempo e se debrucem em minhas histórias. É muito satisfatório mesmo!!! Muito obrigada, Gabriella e Mosaico das Leituras, por essa rica oportunidade de falar de meus e-books e de divulgá-los! Amei responder as suas perguntas. Até mais!

Siga/Entre em contato com a Sandra:
Página do facebook, clique aqui
Instagram, clique aqui

Livros:
*Resiliência: clique aqui
*Contos populares: clique aqui
*Nunca recebi flores: clique aqui
*A vigarista: clique aqui
*A protetora: clique aqui
*Milagres no campo de girassóis: clique aqui
*O renascimento da filha: clique aqui 
*Click-lit com preço especial de pré-venda: Valdirene quer casar, clique aqui




Nenhum comentário:

Postar um comentário