sábado, 11 de abril de 2020

Filme Pixote a lei do mais fraco
 por Cyntia Bandeira Lino

Este sensacional filme brasileiro, que lotou os cinemas de todo o Brasil e de vários países do mundo, estreou no cinema no dia 26 de setembro de 1980. Ele foi um marco no cinema nacional, pois foi o primeiro filme no Brasil a retratar o problema dos meninos de rua. Foi indicado a muitos prêmios.
Depois de uma ronda policial, algumas crianças de rua, incluindo Pixote, um mero menino morador das ruas da cidade de São Paulo de apenas onze anos de idade, são enviadas para um reformatório de delinquentes juvenis (equivalente a uma FEBEM, hoje em dia, chamada de FUNDAÇÃO CASA). A prisão é uma escola infernal onde Pixote cheira cola como fuga emocional para as constantes ameaças de abuso e estupro que testemunha no local. Logo fica claro que os jovens criminosos são apenas joguetes para os sádicos guardas do abrigo e para seu diretor; quando um menino morre por abuso físico por parte dos guardas, estes procuram jogar a culpa do assassinato em outro menino, o amante de Lilica, um garoto homossexual. Convenientemente, o amante de Lilica também "morre", com a ajuda dos guardas.
   Logo depois, Pixote, Chico, Lilica e seu novo caso amoroso Dito encontram uma oportunidade de fugir da prisão. Após escaparem, eles fazem algumas “trombadas”, que se trata de trombar em pessoas para lhes roubar bolsas e carteiras. Depois, Lilica e Cristal, um traficante, se encontram. A turma de marginais permanece no apartamento de Cristal, mas quando surgem tensões entre eles e Cristal, o grupo vai para o Rio de Janeiro para fazer uma negociação de cocaína com Débora, uma stripper conhecida de Cristal. Chegando lá, porém, eles acabam sendo passados para trás pela stripper, que acaba matando Chico e sendo esfaqueada por Pixote, o que se torna o primeiro assassinato cometido pelo menino.
   Eles encontram Sueli, uma prostituta abandonada pelo seu cafetão e que acabara de fazer um aborto clandestino. Juntam-se a ela para roubar os clientes da prostituta durante os seus programas, mas o clima começa a ficar tenso quando Dito e Sueli ficam atraídos um pelo outro, causando profundo ciúme em Lilica, que acaba abandonando o grupo quando presencia Dito e Sueli fazendo sexo. O esquema de roubo acaba dando errado quando um americano que vai fazer um programa com Sueli reage inesperadamente quando Dito anuncia que vai assaltá-lo (uma vez que ele aparentemente ele não entende português) e os dois se atracam. Pixote, ao tentar mirar o americano com sua pequena pistola, erra e acaba acertando e matando Dito, para desespero de Sueli; o americano também é morto por Pixote.
   Desolados, Pixote e Sueli estão agora sozinhos no mundo. O menino tenta buscar o carinho de Sueli, procurando nela a figura de uma mãe, mas ela o rejeita e o manda embora. Ele então se vai e é visto andando por uma linha ferroviária, de pistola na mão, se afastando até ir desaparecendo na distância.

*Recomendo:
Vídeo do canal da Cyntia sobre o filme Pixote, clique aqui
Vídeo sobre o ator Fernando Ramos da Silva(Pixote), clique aqui

*Siga/Entre em contato com a Cyntia Bandeira Lino
Página no facebook, clique aqui
Canal no youtube, clique aqui
Página para os livros lançados pela Cyntia, clique aqui
Instagram, clique aqui
Twitter, clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário