quarta-feira, 22 de abril de 2020

Entrevista com
Carina Isabel Machado Cardoso
Blog: Publicou o livro de forma física ou online? Quais as vantagens e desvantagens de se publicar pela forma que escolheu?
Carina: Publiquei meu livro nos dois formatos. Pessoalmente, acho que a maior vantagem do livro digital é o preço e a facilidade de compra. A maior desvantagem do livro físico é o preço, sempre mais elevado que o digital, cuja maior preocupação é com a pirataria.

Blog: Qual o seu conselho para as pessoas que querem lançar um livro?
Carina: Vou falar da minha experiência: Simplesmente escrevi. Venci a timidez e a insegurança e trabalhei. Depois do texto pronto fiz algumas revisões, achei uma editora independente e publiquei. Meu conselho é que vençam a timidez e a insegurança e trabalhem. Não fiquem presos à leitura crítica, ou preocupados se outros irão gostar ou não. Apenas escrevam. Façam seu trabalho. E sucesso! 
Blog: Como vê a literatura no Brasil?
Carina: Infelizmente, muito restrita a um nicho que realmente gosta de ler e paga pelos livros. Mas, temos ótimos autores. Em feiras de livros que participei conheci alguns pessoalmente. Gente que quer trabalhar e ter seu trabalho reconhecido. Precisando apenas de oportunidades. As editoras também estão mais rigorosas na seleção, pois pensam se vale a pena investir no autor.
Blog: O que é preciso para que a literatura nacional seja mais valorizada?
Carina: Acredito que tudo vem "de casa", no exemplo. Pais que leem formam filhos leitores. A educação é bem defasada em termos de leitura. Digo por mim, li muito pouco na escola, portanto, não é algo atual. É importante que os professores estimulem as crianças a lerem o que gostam e não apenas o que está no programa de educação.

Blog: Como faz para divulgar o livro? Qual a melhor forma?
Carina: Uso as redes sociais e digo a todos que conheço que escrevo e passo os endereços para compra. Participo de eventos, feiras, etc. Não existe melhor forma, deve-se aproveitar todas as oportunidades para divulgar o trabalho realizado.
Blog: Quando começou a escrever, já fazia planos de seguir carreira?
Carina: Sim, desde o começo pensei em me profissionalizar.

Blog: A internet influencia na carreira do escritor?
Carina: Sem dúvida. Há muito material para pesquisa, tanto gratuito quanto pago. Sem a Internet seria muito difícil ter acesso a estes materiais. Sem contar a divulgação gratuita.

Blog: Deixe um recado para seus leitores e seguidores do blog:
Carina: Não se intimidem para escrever. É terapêutico. Usem o que puderam para sua inspiração, nem que seja uma borboleta na janela.
Siga/Entre em contato com a autora:
Facebook, clique aqui
Email: despertarparaoparaiso@gmail.com
Clube de autores, clique aqui
Amazon, clique aqui
*Os livros também podem ser encontrados através da Google livros, Itunes Books Store, americanas.com e submarino

Nenhum comentário:

Postar um comentário