sexta-feira, 15 de dezembro de 2017


Entrevista do dia: Eudesia  Carvalho




Blog: De onde surge motivação para escrever seus livros?
Eudesia: Não sou romântica mas escrevo romances e romances contemporâneos. Estranho, não é? Mas Jane Austen e Shakespeare me mostraram que isso é possível! Minha maior motivação é misturar países e culturas e como podemos encontrar o amor nessa "ponte aérea". 

Blog: Como surge suas idéias para formação da história?
Eudesia: Quando pequena, minhas amigas queriam ser médicas e eu queria ser diplomata, o que não aconteceu. Então transferi isso para minhas obras. A maioria de meus personagens possuem profissões incomuns (algumas que eu gostaria de ter seguido e outras nem tanto). Todos os meus protagonistas são homens com qualidades, defeitos, às vezes almejando profissões inusitadas (como em Sutil Diferença) ou outros com títulos de nobreza querendo ser pessoas comuns, na trilogia Definição de Mulher. Escrever o amor sob a ótica de um homem é fantástico.

Blog: Quando você percebeu seu dom para escrever?
Eudesia: Nossa! Aos 12 anos! Sou filha única e encontrei na escrita o antídoto para a minha solidão. Ainda tenho os cadernos e os manuscritos que escrevia nessa idade e ao relê-los me surpreendo com a criatividade da pré-adolescente. Aos 15 anos, pedi a minha máquina de escrever e Definição de mulher surgiu.

Blog: Tem algum hobby, além da leitura?
Eudesia: Viajar é meu maior hobby. Adoro conhecer o mundo e o que ele pode m e oferecer. Vou a Londres sempre que posso. Volto renovada e com mais idéias.

Blog: Em que turno do dia você prefere escrever? Usa computador ou escreve a mão?
Eudesia: Ainda sou adepta a escrita a mão. Me sinto mais a vontade para me expressar. Cada vez que viajo compro um caderninho... depois é só juntar as idéias. Foi assim com Sutil diferença e está sendo assim em meu novo projeto. Depois, só depois, passo para o computador. Quando termino uma obra, eu a imprimo e faço a revisão. Em relação ao horário, meu marido me chama de coruja. Prefiro escrever à noite, enquanto a casa dorme. Sutil diferença nasceu em 1996, às 3 horas da manhã. Minha filha tinha acabado de nascer e esse era (e ainda é) o momento em que me encontro comigo e com meus personagens.

Blog: Quais os projetos para o futuro?
Eudesia: Meus leitores querem saber como vivem hoje James e Safira. Estou tentando escrever a continuação de Sutil diferença. Além disso, quero ano que vem lançar minha trilogia. Ela está no Wattpad mas eu a quero em livro físico. Será, digamos, meu presente de aniversário.


Blog: Qual sua maior dificuldade como escritor?
Eudesia: O bloqueio criativo! Jesus! Quando ele aparece...

Blog: Uma frase que te define:
Eudesia: "Muitas vezes perdemos a possibilidade de felicidade de tanto nos prepararmos para recebê-la. Por que então não agarrá-la toda de uma vez?" (Jane Austen)

Blog: Qual a sua fonte de inspiração?
Eudesia: Londres. Sempre, sempre Londres. Meus livros tem a Grã Bretanha como pano de fundo. Tenho fascinação por essa cidade e sua história desde a adolescência. Estudar Londres e descrevê-la é maravilhoso.

Blog: Se você pudesse voltar no tempo, mudaria alguma coisa?
Eudesia: Teria publicado minhas obras mais cedo.

Blog: Como divulga seu trabalho?
Eudesia: Eu tenho uma página no Facebook e também pelas palestras que dou em escolas e em formações continuadas e em feiras de livros. Hoje, faço parte de uma associação literária para mulheres em meu Estado, que também proporciona minha divulgação. Tenho tido bons resultados e desde já agradeço a oportunidade que seu blog está me dando para mostrar mais e mais o meu trabalho.

Blog: Deixe uma mensagem para seus leitores e seguidores do blog:
Eudesia: Nunca desistam de seu livro ou de escrever. É como desistir de um filho... de uma oportunidade de mostrar sua capacidade. Não criem expectativas sobre vocês mesmos. Como diz uma de meus personagens "ame o que faz e saberá como fazê-lo". Quando meu primeiro livro físico foi publicado, não pensei em me promover com ele. Queria apenas que o lessem e isso aconteceu. E divirtam-se! Porque o escritor coloca sentimentos, dúvidas e angústias em forma de palavras e um papel em branco lhe dá a vida. Somos contadores de histórias e fabricantes de senhos e isso é maravilhoso! Se quiserem conhecer Definição de mulher, entrem na plataforma Wattpad, em meu perfil e divirtam-se. Comentem, votem e se sintam em casa. Vou amar a companhia de vocês.

Perfil no Wattpad, clique aqui
Página do facebook: clique aqui
Email: eudesiamcarvalho@gmail.com

2 comentários:

  1. Querida...que lindo! Obrigada pela oportunidade de mostrar um pouco mais de meu trabalho. JAMES E SAFIRA agradecem.

    ResponderExcluir
  2. Um pessoa incrível para se conhecer pessoalmente!

    ResponderExcluir