quarta-feira, 6 de dezembro de 2017


ENTREVISTA:
Milton Xavier é paulista 
e mora em Fortalece/CE há 18 anos.
Livro Os Mestres Universais


Blog:Qual a história do seu livro?
Milton: O livro é ficção científica: Um poderoso artefato foi construído com um único propósito: destruir o universo. Os Mestres Universais precisam dos "Escolhidos" para localizá-lo e depois destruí-lo antes que seja tarde demais. Isso transforma o que seria uma simples viagem de férias na maior aventura da vida de Bart que, aos poucos, descobre que a vida é abundante no universo e seus habitantes, às vezes, são muito parecidos com humanos, mas em outras vezes... é uma corrida contra o tempo! Livro com muita ação e aventura.

Blog: Qual o seu conselho para as pessoas que querem lançar um livro?
Milton: Seja conhecido, divulgue-se desde antes de terminar o livro e de todas as formas possíveis. Você tem que criar sua imagem, de preferência uma imagem ligada ao meio literário. Não pense que um livro bem escrito é garantia de sucesso. 
Sobre publicação, o autor iniciante tem algumas opções e tudo vai depender de paciência, poder aquisitivo, muita pesquisa e um pouco de sorte. Ficou confuso? Eu explico:A melhor opção é enviar seu texto para análise em editoras que publicam livros sem custo, ou seja, editoras que apostam no autor e no sucesso do livro. Isso requer paciência porque pode ser muito demorado e sorte para achar o editor certo que goste do seu gênero e decida apostar no livro.
Outra opção é publicar em editoras por demanda. Essas editoras obrigam o autor a comprar parte da produção e colocam a obra no catálogo de livrarias de porte. Além disso, não fazem mais nada. Vale a pena? É uma opção interessante se você puder dispor desse capital e acreditar na sua obra.
Existe também a produção independente, ou seja, fica sob sua responsabilidade a capa, diagramação, revisão, etc., e encontrar uma gráfica de sua confiança para imprimir o livro. O custo de produção fica baixo e o retorno financeiro do sei investimento é mais rápido.
O que vejo no nosso mercado é a publicação de ebook pela Amazon, KDP e outras. Seu custo será zero e se seu  livro obtiver muitas visualizações poderá colocar em prática uma das outras opções acima.
Continua indeciso, sem saber o que fazer??? Escreva nos comentários as suas dúvidas e tentaremos ajudá-lo um pouco mais.

Blog: Como vê a literatura no Brasil?
Milton: Certa vez li o seguinte: "No Brasil existe muito mais escritores do que leitores". Sou um amante de livros físicos, adoro o cheiro de livro novo, passear com os dedos nas páginas de um livro. Temos excelentes escritores nacionais quase desconhecidos do público, os quais  se perdem em meio a tanta coisa publicada. A literatura no Brasil está crescendo, mas ainda é pouco valorizada pelas editoras que preferem títulos estrangeiros onde o sucesso em vendas é mais garantido.

Blog: O que é preciso para que a literatura nacional seja mais valorizada?
Milton: Precisamos de mais leitores. A família, em primeiro lugar, e o governo logo em seguida devem se empenhar e têm papel fundamental na formação de nossas crianças, futuros leitores. Meu filho de 11 anos está sempre com um livro debaixo do braço, além daqueles obrigatórios da escola. Quanto mais educação, melhores escritores teremos e mais leitores potenciais.

Blog: Como faz para divulgar o livro? Qual a melhor forma?
Milton: Ary Toledo lançou um livro de piadas e já vendeu 500 mil cópias. A melhor forma de divulgação é ser conhecido. Portanto, "venda" sua imagem no mercado, seja conhecido do público - do seu público -, divulgue-se e não apenas divulgue a sua obra. Eu fiz uma página do livro no facebook, criei um blog do livro e estou me empenhando em parcerias com blogueiros. Iniciei contato com jornais e revistas e ainda é pouco. sei que falta muito ainda.

Blog: Um escritor está sempre absolutamente consciente do que faz?
Milton: Não, muito pelo contrário. Quando penso uma história, crio seu começo, meio e fim. O resto vem com o tempo. Enquanto escrevo, coloco meus personagens em situações complicadas e às vezes fico dias pensando em como tirá-los dessas situação.

Blog: Quando olha para trás sua maior satisfação é poder dizer...
Milton: Consegui! Publiquei meu livro e estão gostando. Isso é o máximo.



Blog: Quando começou a escrever, já fazia planos de seguir carreira?
Milton: Sempre gostei de escrever e durante toda a vida descartei várias histórias devido a falta de tempo. Tenho dois livros escritos e estou na metade de um terceiro, apenas um livro publicado. Escrever é maravilhoso e o faço por prazer!

Blog:Qual a função social da literatura?
Milton: É tudo na formação do indivíduo. Países como  Alemanha e Noruega são exemplos onde o investimento do Estado no estudo e leitura faz a diferença.

Blog: Sua família o encorajou a escrever?
Milton: Minha atual esposa e filha muito me apoiaram e incentivaram. Mas, sempre fui muito reservado e os familiares e amigos só ficaram sabendo do livro quando já estava sendo impresso.  

Blog: A internet influencia na carreira do escritor?
Milton: Não, muito pelo contrário. A internet toma muito do nosso precioso tempo e, de certa forma, acaba atrapalhando. Para o escritor, a internet é um mal necessário. Estou repensando tudo isso. Preciso divulgar meu trabalho e não há meio mais rápido e eficiente do que a internet, mas isso me toma tempo, um tempo precioso o qual utilizaria escrevendo.

Blog: Qual o primeiro livro que leu?
Milton: Não lembro, mas sei que foi chato, na época, tipo Machado de Assis e José de Alencar, livros que hoje eu adoro. O livro que me encantou na juventude foi Fernão Capelo Gaivota de Richard Bach, depois dele não parei mais de ler.

Blog: Já tirou alguma ideia de um sonho?
Milton: Direta ou indiretamente os sonhos sempre nos trazem situações aproveitáveis. Mas, nenhum de meus escritos nasceu assim.

Blog: Uma frase que te define?
Milton: “A diferença entre a verdade e a ficção é que a ficção faz mais sentido”. Mark Twain disse isso. Adoro ficção científica. Não a ficção de invasões e guerras e sim àquelas onde a interação entre mundos e troca de conhecimento prevalece. 

Blog: Se pudesse voltar no tempo, mudaria alguma coisa?
Milton: Não. Vivi o que tinha para ser vivido, aproveitei oportunidades, perdi algumas, vivi intensamente. Estou de bem com a vida.

Blog: Deixe um recado para seus leitores e seguidores do blog:
Milton: Se você gosta de ficção e está cansado de livros que só falam em guerras do começo ao fim, experimente ler Os Mestres Universais, vai se encantar. Obrigado a todos e tenham uma excelente semana.


Blog do autor: Clique aqui
Página no Facebook, Clique aqui
Para a compra do livro, Clique aqui ou aqui ou entre em contato com o autor pelo Facebook


Nenhum comentário:

Postar um comentário