sábado, 22 de dezembro de 2018

Entrevista com Evellyn Miller, 
de Uberlândia - Minas Gerais
Blog: Publicou de forma física ou online? Quais as vantagens e desvantagens de se publicar pela forma que escolheu?
Evellyn: Publiquei na forma online, porque através da Amazon é possível fazer a auto publicação de forma gratuita. Meu grande sonho é lançar meus livros no formato físico, para que possam alcançar um maior número de leitores. Eu, por exemplo, antes de publicar na Amazon não tinha o hábito de ler ebooks. Muitas pessoas não gostam do formato digital e ainda tem o detalhe de ter que criar conta na Amazon e usar cartão de crédito para fazer a compra. Sei que tem várias pessoas interessadas em ler o livro no formato físico. Eu já enviei os dois originais para análise de algumas editoras. Espero ter boas notícias em breve.

Blog: Qual o seu conselho para as pessoas que querem lançar um livro?
Evellyn: Primeiramente é preciso ter coragem para lançar um livro. Segundo é preciso ter inspiração, disciplina, paciência, persistência e resiliência para não perder o foco e não desistir diante das dificuldades. Terceiro: muita disposição e tempo para o trabalho intenso que envolve a divulgação da obra.

Blog: Como vê a literatura no Brasil?
Evellyn: Eu gostaria que os brasileiros lessem mais e também escrevessem mais. Temos excelentes autores nacionais, inclusive contemporâneos. Tenho me interessado muito pela literatura nacional.

Blog: O que é preciso para que a literatura nacional seja mais valorizada?
Evellyn: É necessário que os autores abordem temas relevantes e que sejam originais, autênticos. Ultimamente tenho visto muitas publicações que são réplicas umas das outras. A história da mocinha pobre com o homem milionário, por exemplo, há centenas de obras com essa mesma temática. Por mais que a escrita do autor seja boa, já não chama mais a minha atenção. Saliento que é a minha opinião pessoal. Há pessoas que gostam dessa temática, mas tenho visto muitas reclamações de leitores sobre a mesmice da literatura nacional.

Blog: Como faz para divulgar o livro? Qual a melhor forma?
Evellyn: Assim que lancei na Amazon, eu criei um perfil vinculado a uma página no Facebook e também uma conta no Instagram, que utilizo para divulgar os trabalhos e interagir com os leitores. Em minha opinião, a forma mais eficaz de divulgação é através de parcerias com pessoas que possuem perfis literários e blogs, que lêem e resenham as obras. Quase sempre essas pessoas motivam seus seguidores a comprar o livro também.

Blog: Quando começou a escrever, já fazia planos de seguir carreira?
Evellyn: Não. Eu comecei a escrever só como forma de catarse mesmo. Vivia uma fase difícil, estressante e descobri que a escrita me trazia alívio, libertando a minha mente. Assim que comecei a ter as primeiras impressões dos leitores, comecei a acreditar no meu talento, tanto que ousei encaminhar os originais para análise de editoras.

Blog: Quando olha para trás sua maior satisfação é poder dizer...
Evellyn: Eu escrevi com muita paixão. cada obra minha tem um pedaço do meu coração: meus sonhos, meus medos, minha fé e minha esperança em dias melhores.

Blog: Qual a função social da literatura?
Evellyn: Importantíssima. Um escritor é um formador de opinião, portanto ele deve ter cuidado com o que escreve. É lógico que literatura não precisa ter compromisso com a realidade, mas em minha opinião, escritores não devem incentivar alguns comportamentos ruins e retrógrados, tais como romantização da violência, estupro e abuso, bem como comportamentos machistas e preconceituosos. Por outro lado, acho que devemos incentivar coisas boas. Longe de querer ser "a politicamente correta", mas acredito que se eu recebi um dom, tenho que desenvolvê-lo da melhor maneira possível, proporcionando crescimento para as demais pessoas.

Blog: A internet influencia na carreira do escritor?
Evellyn: Certamente. Hoje tudo gira em torno da internet. Fiz várias pesquisas sobre a carreira de escritor e algo que percebi é que hoje as próprias editoras já procuram por autores que "se vendem" sozinhos, que tem um público que o segue e bastante engajamento em redes sociais.

Blog: Se pudesse voltar no tempo, mudaria alguma coisa?
Evellyn: Sim, eu gostaria de ter começado a escrever mais cedo e não na crise dos "quase" quarenta. Hahaha!

Blog: Deixe um recado para seus leitores e seguidores do blog:
Evellyn: Espero que vocês gostem do meu trabalho, foi feito com muito carinho e dedicação. Dá uma passada lá na Amazon e dê uma chance para o ebook. Dependo de número de vendas e avaliações positivas para atrair a atenção de editoras e lançar os livros fisicamente. Não deixem de seguir minhas redes sociais, porque lá sempre tem novidades sobre literatura, música, cinema e também detalhes sobre os meus próximos trabalhos.

Siga Evellyn Miller:
Fanpage, clique aqui
Instagram, clique aqui
Livro Quem escreveu nossa história, clique aqui
Livro Cadete de Aço: lutando contra os próprios medos, aqui

Um comentário:

  1. Muito obrigada por apoiar a literatura nacional. Mil beijos e sucesso para o seu blog!

    ResponderExcluir