quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

ENTREVISTA COM
João Moura Júnior, 
de Sorocaba-SP

Blog: Publicou o livro de forma física ou online? Quais as vantagens e desvantagens de se publicar pela forma que escolheu?
João: Forma Física
Vantagens: Acesso fácil em qualquer hora e lugar, com ou sem internet.
Desvantagens: Logística de entrega, custo e avarias.

Blog: Qual o seu conselho para as pessoas que querem lançar um livro?
João: Ter tempo, uma boa história na mente, com bons desfechos, que a cada página tenha algo que prenda o leitor.

Blog: Como vê a literatura no Brasil?
João: Não como vejo e sim como gostaria de ver: - A melhorar desde que haja campanhas de preparo e incentivo aos jovens que tem interesse neste campo, pois os mais antigos daqui a pouco não estarão mais neste cenário e estes jovens precisam estar preparados e incentivados para dar sequencia ao legado.

Blog: O que é preciso para que a literatura nacional seja mais valorizada?
João: Investimentos e incentivos em um universo comunitário pedagógico maior, valorizando de fato os autores nacionais, com campanhas e palestras gratuitas que resgatem valores e transforme pessoas, estreitando laços.

Blog: Como faz para divulgar o livro? Qual a melhor forma?
João: No meu caso, boca a boca, facebook, pessoas estratégicas em cada capital do Brasil, para que assim ocorra um PG (progressão geométrica). Estou tentando “contaminar positivamente” um fragmento da Flórida. Em específico a comunidade Brasileira na região de Orlando.

Blog: Quando começou a escrever, já fazia planos de seguir carreira?
João: Nunca! Escrevo por puro hobby e essa última obra está sendo doada ao GPACI 100% da primeira edição do que seria destinado ao autor.

Blog: Quando olha para trás sua maior satisfação é poder dizer...
João: Deixarei plantado algo, quem sabe meus filhos ou netos dão sequência e assim sucessivamente...

Blog: Qual a função social da literatura?
João: Vejo como o conforto e o desconforto. O conforto para quem quer se instruir, passar o tempo, viajar nas alças de uma bela história, etc... O desconforto, não quero, não gosto, não concordo...

Blog: A internet influencia na carreira do escritor?
João: Sim, porém positivamente. Em minha opinião, pois eu vejo como uma ferramenta de apoio para grandes pesquisas e no meu caso ao contar mesmo que uma ficção é importante haver pesquisas dinâmicas, associando verdades e isso a internet proporciona com muita relevância otimizando o tempo de pesquisa.

Blog:Se pudesse voltar no tempo, mudaria alguma coisa?
João: Sim, claro! Não penso em números de loteria, enriquecimento, mas com certeza, ouviria com muito mais atenção os meus pais...

Blog: Deixe um recado para seus leitores e seguidores do blog:
João: Você pode até ser tolo, cometer atos falhos por algum momento, mas não seja um idiota uma vida inteira. Se sabemos que a excelência existe e que ser melhor é possível, então ser o bom, o “dá para o gasto” já não bastam...
E não deixem de ler: O Tempo, se não for devagar que ao menos seja eterno... Em breve os mesmos personagens de O Tempo estarão na nova obra: O Círculo Invisível, e os acertos humanos.

Siga o João Moura Júnior:
Facebook, clique aqui 
Site, clique aqui 

Um comentário:

  1. Maravilha!A literatura realmente precisa ser valorizada e incentivada,pois é um grande legado a ser deixado para a posteridade, e boas histórias e bons escritores são os intermediadores que fazem parte desse processo.Parabéns!

    ResponderExcluir