domingo, 9 de dezembro de 2018

Entrevista com Cecília Mouta Guimarães

Blog: Publicou de forma física ou online? Quais as vantagens e desvantagens de se publicar pela forma que escolheu?
Cecília: Publiquei livro físico. Acredito que a vantagem seja, apesar do conhecimento dos e-books, há ainda a preferência dos leitores pelo livro físico. Também tem a vantagem de distribuição nas livrarias.

Blog:Qual o seu conselho para as pessoas que querem lançar um livro?
Cecília: Muita revisão de texto e muita persistência, pois é um mercado difícil.

Blog: Como vê a literatura no Brasil?
Cecília: Considerando os últimos anos, acho que a literatura tem crescido. Hoje vejo mais jovens lendo do que na época em que eu era jovem. As Bienais, de São Paulo e Rio, estavam cheias de estudantes. Apesar de muitos pesares, encaro o cenário de forma positiva.

Blog: O que é preciso para que a literatura nacional seja mais valorizada? 
Cecília: Acho que mais comprometimento do autor independente com a qualidade do texto.Com a facilidade de publicar online, muitos autores lançam um livro atrás do outros e muitos pecam por qualidade textual. É importante demais ter um texto bem escrito, bem revisado, coeso e coerente.


Blog: Como faz para divulgar o livro? Qual a melhor forma?
Cecília: Hoje em dia são as redes sociais. Mas eu ainda não consegui me entender muito bem com elas, pois não gosto de ficar postando muito. Porém, é necessário. Estou num processo de aprendizagem.

Blog:Quando começou a escrever, já fazia planos de seguir carreira? 
Cecília: Quando comecei, escrevia por prazer. Mas não demorou muito até eu decidir que queria seguir a profissão.

Blog: Quando olha para trás sua maior satisfação é poder dizer...
Cecília: ...que sou grata pelas oportunidades que tive até agora.

Blog: Qual a função social da literatura?
Cecília: Muitas!E existem muitos estudos sobre isso, são muito interessantes. Mas acho que um dos mais legais é a questão da empatia. A literatura desenvolve a empatia em seus leitores. E a empatia é a base para muitas outras transformações sociais, como dar fala a quem precisa, entender quem é diferente de você, entre outras. Para se viver em sociedade, de forma saudável, é preciso ter empatia com o próximo.

Blog: A internet influencia na carreira do escritor? 
Cecília: Muito. Como disse antes, é o principal meio de divulgação da obra e também um meio de comunicação entre o autor e seus leitores.

Blog: Uma frase que te define? 
Cecília: Difícil, não acho que uma frase seja capaz de definir um ser humano. Estudante de filosofia você já viu, né, questiona tudo. Mas uma frase que gosto demais é "só na criação há liberdade" do Nietzsche.

Blog: Se pudesse voltar no tempo, mudaria alguma coisa? 
Cecília: Mudaria algumas coisas, acho que é normal. A gente vai amadurecendo e vê atitudes imaturas no passado, é natural querer mudar. Porém, nada grave!

Blog: Deixe um recado para seus leitores e seguidores do blog.
Cecília: Primeiro gostaria de agradecer aos leitores por dedicarem tempo à literatura e por ajudar, cada um a sua forma, a divulgar. Em particular aos meus leitores, gostaria de agradecer pelo carinho e pelo apoio. Quem quiser conhecer minhas histórias, entre em contato comigo pelo Instagram, é a rede que mais uso. Vamos bater um papo, eu adoro conhecer gente nova. E por último, gostaria de agradecer a você, Gabriella, pela oportunidade que me deu de falar sobre mim e meus livros. Desejo sucesso ao blog.

Siga a autora:
Facebook, clique aqui
Instagram, Clique aqui

Um comentário:

  1. Acabei de ler o livro. O colecionador de Borboletas, maravilhoso.Me senti como se estivesse assistindo o filme...
    Minha filha também escreveu um livro. Teve um projeto na escola onde estuda. Ela tem 10 anos e o nome do livro é: O mundo das borboletas. Ela escreveu e fez os desenhos.
    Parabéns a autora Cecília Moura
    Quero ler o próximo.

    ResponderExcluir