domingo, 19 de novembro de 2017

Internautas do meu Brasil !
Entrevista com Isma Steiner
Autor, cantor, compositor e instrumentista.



Blog: De onde surgiu motivação para escrever seus livros? E como surge suas idéias para a formação da história?
Isma:  Meu gosto por literatura sempre foi constante, desde o momento que aprendi a ler eu nunca mais parei.  Acredito que seja uma parte da minha personalidade: a busca constante por conhecimento e os livros sempre foram a melhor ferramenta.

Blog: Quando você percebeu seu dom para escrever? E seu dom para a música?
Isma: A música teve início na época do ensino médio, com a interação de amigos e formação de bandas, e se manteve presente nos anos seguintes já fora da escola. Participei de vários projetos com vários músicos e vários estilos musicais ao longos dos anos. Na trajetória da música acrescentei minhas composições e segui em trabalho solo, focando neste trabalho, e iniciando a escrita mas como compositor. Em intervalos das atividades musicais, comecei a escrever textos sobre filosofia, área que estudei como admirador e autodidata. Escrevi o livro "Café Irlandês" com base na filosofia existencialista e ideias cotidianas, usando como inspiração uma viagem que fiz a Praga na época. Então, depois deste livro, mantive o fogo na literatura e aproximadamente um ano depois lancei o mais recente, "Quando já Nascemos Velhos", também com base na filosofia, mesclado com aforismos contemporâneos. 


Blog: Em que turno do dia você prefere escrever? Usa computador ou escreve a mão?
Isma: Sempre escrevo em horários variados, sem padrão ou hora determinada. Uso computador, então posso escrever de madrugada ou algum horário durante o dia sem problemas.

Blog: Quais os projetos para o futuro?
Isma: Manter a rotina de produção, com novos livros e novas temáticas. Sempre mantendo meu foco ao público adulto e fazê-los pensar sobre a vida que levam no presente momento. Com temas girando em torno da filosofia, psicanálise, teologia, etc.

Blog: Qual sua maior dificuldade como escritor? E como músico?
Isma: Acredito que nas duas áreas o fator mais crítico seja parecido. Vejo que o campo para expor a obra, seja a música ou a literatura, acaba sendo demarcado. Estilos específicos, mais populares e mais simples, tendem a ganhar todo o apoio por parte das grandes companhias, como as gravadoras por exemplo. E na literatura, existe atualmente um grande consumo de produtos, o que é ótimo, mas o tipo de literatura popularizada mantém o mesmo padrão, trazendo sempre mais do mesmo, deixando o mercado literário focado nas grandes massas, assim como acontece na indústria fonográfica. Visando somente grandes mercados e grandes lucros.


Blog: Uma frase que te define?
Isma: "Todos os deuses, todos os paraísos, todos os infernos estão dentro de você" (Joseph Campbell)

Blog: Qual sua fonte de inspiração?
Isma: Sempre leio sobre temas variados, com destaque para Friedrich Nietzsche, Carl Jung, Charles Bukowski, etc.

Blog: Se você pudesse voltar no tempo, mudaria alguma coisa?
Isma: Não.

Blog: Como divulga o seu trabalho?
Isma: Basicamente pela internet.

Blog: Onde comprar seu livros?
Isma: No site do Clube de Autores (clique aqui).

Blog: Deixe um recado para o seu público e os seguidores do blog:
Isma: É muito prazeroso poder escrever e compartilhar idéias com aqueles que procuram algo diferente e instigante. Se você procura algo assim, te convido a conhecer algumas destas ideias em meus livros.


Canal do Isma Steiner - Clique aqui
Editora Clube de Autores - Clique aqui
Página no facebook - Clique aqui

Um comentário: