domingo, 3 de dezembro de 2017


Entrevista com 
Roberto Carlos Amorim dos Santos, 
de Cabo Frio-RJ
Livro publicado "As árvores da minha vida"





Blog: Alguma história que escreveu, ou algum personagem, é inspirado em história real?
Roberto Amorim: Poesias inspiradas em história real.

Blog: De onde surgiu a motivação para ser escritor? Alguém o influenciou?
Roberto Amorim: Escrevi o primeiro poema para defender as árvores, que vi cortadas depois que já estava ali a mais de meio século, onde passei a infância. Comecei a publicar as poesias no Facebook, onde fui incentivado por uma pessoa que eu não conhecia pessoalmente e que gostou das minhas poesias, a Luciana G. Ela me convidou a fazer uma poesia para uma antologia sem saber se ia ser aceito. Fiz a poesia, num posto de gasolina, falei comigo "quem sabe eles não gostam?" e então fiz. Já tinha passado o prazo mas as organizadoras aceitaram. Eu determinei: se tenho uma poesia editada, então terei meu livro. Foi aí que nasceu As árvores da minha vida.

Blog: O que mais gosta nas suas histórias?
Roberto Amorim: Valorizo a mulher, coloco-a como obra perfeita da criação. Relato as histórias ocorridas na minha trajetória de vida.

Blog: Quando percebeu que estaria no seu destino ser escritor?
Roberto Amorim: Estou a seis meses escrevendo, já tenho um livro publicado e o segundo pronto com o editor e ainda não caiu a ficha.






Blog: Como faz para divulgar o livro? Qual o melhor jeito?
Roberto Amorim: Uso o Facebook. Só fiz uma entrevista em TV por assinatura antes do lançamento. E agora tem parcerias com blog.

Blog: Quais são seus planos? Próximo projeto?
Roberto Amorim: O segundo livro está pronto, com o editor. Fui convidado a participar de duas antologias, onde participei com duas cartas em uma e na outra com 8 haicai. As duas são de outras cidades do país.

Blog: Já pensou que o escritor gera outros empregos?
Roberto Amorim: Ainda não pensei nisso.

Blog: Quando você olha para trás, qual a sua maior satisfação?
Roberto Amorim: Reconhecimento, valor, passamos a ter uma identidade.

Blog: Qual a função social da literatura?
Roberto Amorim: Essa vida é curta e não sabemos quando vamos partir. Nossa história fica para sempre. Ensinar nossas vivências para várias pessoas do mundo.

Blog: O que falta para a literatura no Brasil?
Roberto Amorim: Eu confesso que não sou muito das leituras, estou aprendendo, mas deveria ser mais valorizada. Devemos valorizar o trabalho do escritor.

Blog: Deixe um recado para seus leitores e seguidores do blog:
Roberto Amorim: O livro é mais barato que uma pizza, porém custou muito mais para chegar até você. Valorize.  Muito obrigado pela entrevista, Gabriella.


Página do poeta no facebook, clique aqui.

Um comentário: