quarta-feira, 27 de novembro de 2019

ENTREVISTA COM
Jardel Baumhardt.
Blog: Qual o titulo do livro e a sinopse dele? Como comprar o livro?

Jardel: Meu livro se chama Nascidos Para Sofrer, que conta a história de uma família que sai em busca da sobrevivência, em um mundo que repentinamente se transformou em um caos. A mudança pode ser vista, não apenas em quem se tornou zumbi, mas também nos sobreviventes, que se tornaram hostis. Em paralelo, um grupo de cientistas está tentando desvendar essa transformação misteriosa. Uma história que se passa em um universo próprio, tendo Germal como cenário. Ele pode ser comprado pelo site do Clube de Autores e pela Amazon.

Blog:Publicou o livro de forma física ou online? Quais as vantagens e desvantagens de se publicar pela forma que escolheu?
Jardel: Publiquei de forma online, principalmente por ter feito tudo de forma independente, inclusive a edição e a arte de capa. Eu entrei em contato com editoras e fui respondido, mas as condições para a publicação não estavam ao meu alcance no momento, tentei fazer a publicação por editora por ter várias vantagens, mas lancei online e foi um sonho realizado. No meu caso, a vantagem para a publicação online foi não ter gastos para isso, já a desvantagem foi ter todo um trabalho extra, que a editora teria para deixar o meu livro do jeito que eu queria. Mas no final das contas não foi tão desvantajoso assim, adoro poder fazer eu mesmo.

Blog: Qual o seu conselho para as pessoas que querem lançar um livro?
Jardel: Lance. Se o seu sonho é ser um escritor, escreva! Só de escrever você se torna um escritor. Se quer ser um escritor publicado, corra atrás. Ser publicado por uma editora é possível, mas não é fácil e vai depender de você conseguir esse espaço no mercado editorial. E também tem a opção de se publicar sozinho, que foi o meu caso. Só lance o seu livro.

Blog: Como vê a literatura no Brasil?
Jardel: Por mais ambicioso que um escritor possa ser, a literatura no Brasil é uma questão complicada. Ainda que tenhamos escritores fantásticos, não falamos deles, não compramos seus livros e não colocamos eles nas nossas listas de Autores Favoritos. E digo isso em uma visão ampla do cenário, convivi com pessoas de várias partes do Brasil e sempre é o autor internacional que tem espaço nas suas prateleiras. Não estou dizendo que não gosto de ler obras internacionais, pelo contrário, mas estou dizendo que devemos valorizar mais o que é nosso, fazer os de fora dividir o espaço com a gente e não o contrário.

Blog: O que é preciso para que a literatura nacional seja mais valorizada?
Jardel: Destaque. Falar sobre as obras nacionais, os autores. Dar espaço para que o público veja que a literatura nacional é interessante, que abordamos todos os estilos literários e que sabemos escrever, que sabemos contar histórias.

Blog: Como faz para divulgar o livro? Qual a melhor forma?
Jardel: Minha divulgação ainda está no início, estou divulgando principalmente para as pessoas que conheço, enviando link de onde podem encontrar e contando sobre meu livro. Quero principalmente que as pessoas saibam e queiram ler o meu livro. Não sei dizer qual a melhor forma de fazer a divulgação, mas acredito que falar da obra é um caminho.
Blog: Quando começou a escrever, já fazia planos de seguir carreira?
Jardel: Comecei a escrever com doze anos, ao mesmo tempo que sonhava em seguir carreira de escritor, também sonhava com outras vinte carreiras e que era possível ser tudo ao mesmo tempo. Quando publiquei foi outra história, já tinha passado por coisa de mais para dizer “Agora vai”. Publiquei para ser lido e saber que realizei um sonho.

Blog: A internet influencia na carreira do escritor?
Jardel: No meu caso não, comecei a escrever aos doze, a internet não tinha muito espaço na vida das pessoas. Mas acredito que mesmo hoje em dia, não.

Blog: Deixe um recado para seus leitores e seguidores do blog:
Jardel: A literatura é maravilhosa, um monte de letras pode te fazer imaginar um mundo inteiro, então imagina como funciona a cabeça de quem escreveu esse monte de letras. Realizar um sonho é sempre bom, mas muitas vezes só é possível se tiver alguém para te incentivar. Adoraria ver um cenário onde a literatura nacional tenha realmente conquistado o espaço que merece, mas para isso precisa de apoio dos leitores. Procure por livros nacionais, veja os autores, leia!
Atenciosamente, Jardel Baumhardt.

Entre em contato com o autor clicando aqui

Um comentário:

  1. Gosto sempre de ler entrevistas na nova turma de escritores que vem mostrando o seu trabalho na Rede.Um novo olhar para abrir novos horizontes para aqueles que um dia vão começar.
    E, concordo com ele, são poucos autores que falam de escritores brasileiros e a lista é sempre composta por autores best sellers, talvez, um dia isso mude...talvez.

    Beijos para vocês!
    Roberta
    https://rob-umarosaazul.blogspot.com/

    ResponderExcluir