Entrevista com
Camila Dornas
Blog: Publicou o livro de forma física ou online? Quais as vantagens e desvantagens de se publicar pela forma que escolheu?
Camila: Já publiquei das duas maneiras. Meu primeiro livro, A Linhagem, foi publicado pela editora Novo Século e o segundo, Subconsciente, foi publicado pela Literata antes de ir para a Amazon. Publicar um livro físico traz uma emoção incomparável, e você alcança mais leitores, já que nem todo mundo lê e-books. No entanto, publicar online traz bem menos problemas e um lucro maior, na minha experiência pessoal. Claro que cada autor tem a sua experiência com editoras, então, caso queira publicar, meu conselho é analisar bem as opções antes de fazê-lo. <3
Blog: Qual o seu conselho para as pessoas que querem lançar um livro?
Camila: Tenha paciência, esteja aberto a críticas, seja sempre gentil com seus leitores. Leia e releia o seu livro muitas vezes antes de publicá-lo, e, acima de tudo, esteja preparado para se dedicar a ele. Publicar um livro é só uma parte do processo, você precisa divulgar diariamente pra alcançar e cativar seus leitores.
Blog: Como vê a literatura no Brasil?
Camila: A literatura nacional ainda sofre muito preconceito, mas vem aos poucos abrindo caminho e conquistando os leitores. Tenho tanto orgulho de ver meus colegas de trabalho aos poucos conseguirem fazer da escrita seu trabalho integral e sua fonte de renda. Acredito que a tendência é que o mercado se abra cada vez mais aos autores nacionais.
Blog: que é preciso para que a literatura nacional seja mais valorizada?
Camila: Creio que os próprios leitores precisam deixar de lado o preconceito. Li tantos escritores nacionais esse ano que sei que, se o leitor estiver disposto a descobrir boas obras, com certeza as encontrará. Se você é leitor e ama nacionais, indique para os amigos, compartilhe, siga o autor nas redes sociais, elogie. Isso faz toda a diferença no mundo.
Blog: Como faz para divulgar o livro? Qual a melhor forma?
Camila: Acredito que as redes sociais ainda sejam a melhor forma de divulgação. Vivemos em uma sociedade que consome muito pela internet, que busca informações nela. Então, firmar parcerias com blogueiros, postar diariamente nas redes sociais, ser acessível aos leitores. Tudo isso ajuda muito na divulgação.
Blog: Quando começou a escrever, já fazia planos de seguir carreira?
Camila: Não. De maneira alguma. Eu escrevia porque precisava de um escape da realidade. Foi apenas aos 15 anos, quando recebi uma proposta de uma editora para a publicação de A Linhagem que considerei fazer isso como uma carreira.
Camila: Com toda certeza. A internet é uma ferramenta indispensável. Falando como autora e leitora, é ali que as obras e o público se encontram. Eu mesma conheci meus autores nacionais favoritos em alguma rede social.
Blog: Deixe um recado para seus leitores e seguidores do blog:
Camila: Muito obrigada pela apoio e pelo carinho. Sem vocês eu jamais estaria aqui hoje.
Entre em contato/Siga a autora:
E-mail: camiladornasescritora@outlook.com
Facebook: Clique aqui
Instagram: Clique aqui
Twitter: Clique aqui
Livros (Todos eles estão disponíveis na Amazon, exceto por 100 canções, que será lançado dia 14/12)
Subconsciente: Clique aqui
Paraísos Selvagens: Clique aqui
100 canções para salvar sua vida: Clique aqui
❤
ResponderExcluir