quinta-feira, 23 de julho de 2020

Entrevista com Sandra Godinho

Publicou o livro de forma física ou online? Quais as vantagens e desvantagens de se publicar pela forma que escolheu? O livro foi publicado de forma física pela Editora Penalux, num trabalho maravilhoso de diagramação e numa atenção diferenciada que os editores Tonho França e Wilson Gorj me deram desde as primeiras trocas de ideias a respeito dos caminhos a serem adotados até a publicação. A vantagem da publicação pela forma online é a facilidade maior de leitura, uma vez que o acesso é pleno para quem possui um dispositivo do tipo kindle. Por outro lado, há os amantes do livro físico que ainda se encantam com o cheiro e o contato do texto bem ao alcance das mãos.

Qual o seu conselho para as pessoas que querem lançar um livro? Lançar um livro não envolve apenas a dedicação do autor a uma história que ele julga essencial, é encarar o livro como um produto a ser consumido que leva a sua assinatura. É importante que tenha passado por uma leitura crítica (se possível com copidesque) e revisão. É importante também que traga um estilo próprio e originalidade. Escreva algo que seja único, não algo que seja mais do mesmo. Seja relevante.

Como vê a literatura no Brasil? A literatura no Brasil é pulsante e muito eclética, tempos novos escritores pululando por todo o país em gêneros diversos. Os autores brasileiros resistem e persistem porque a literatura é outra forma de se engajar, é fonte de conhecimento e de entretenimento, é mantenedora da cultura, retrato de costumes de uma época, fonte fidedigna de pesquisa antropológica, psicológica e social de um povo.

O que é preciso para que a literatura nacional seja mais valorizada? Criar políticas de fomento à cultura é atribuir-lhe a devida importância, enquanto tivermos governantes que não atribuem à literatura um papel de destaque, dificilmente poderemos incutir em nossos filhos e crianças seu valor. O hábito da leitura, a capacidade crítica e de discernimento é um dos benefícios que a literatura nos traz. Então é preciso dar exemplo e o exemplo deve vir de cima, governantes, pais e professores.

Como faz para divulgar o livro? Qual a melhor forma? Da forma que puder, ainda mais agora sem o apoio de grandes espaços livreiros: entre os amigos, pela internet, nas escolas, na imprensa, nas redes sociais, entre os amigos blogueiros que abrem espaço aos iniciantes, tudo é válido num momento em que a Arte e a Cultura do país parece decrescer, com os espaços que lhe são próprios diminuídos .

Quando começou a escrever, já fazia planos de seguir carreira? Escrever sempre fez parte de minha vida, sempre gostei de me deixar escorrer pelas páginas em branco, mas somente recentemente é que despertei para o desejo de seguir por esse caminho de forma mais profissional, com maior embasamento teórico. Minha formação é basicamente em Estudos da Linguagem, não na literatura em si, mas sempre é tempo de se reciclar. Ou de se descobrir. Escrever é outro modo de viver. Ou de sangrar.

A internet influencia na carreira do escritor? A internet é uma ferramenta imprescindível para manter o escritor atualizado e sintonizado. Ela é valiosa para pesquisa de temas, troca de correspondência, aquisição de informação, além disso, permite o acesso a documentos e a sites especializados. O google maps, por exemplo, fornece uma visão muito real de ruas e de praças, de forma que o autor nem precisa conhecer in loco o cenário onde sua história se desenrola. Mas deve ser encarada assim, como uma ferramenta. A carreira do escritor, o amadurecimento de sua escrita vem da leitura de textos diversos e muita reescritura, apurando o texto, tirando o desnecessário. Somente se torna um bom escritor quem reescreve e revisa.

Deixe um recado para seus leitores e seguidores do blog: Quem lê expande sua vida porque a cada nova história, o leitor conhece novos mundos, cria empatia com pessoas e situações que, de outra forma, não teria acesso. O meu recado é para que leiam para criar conhecimento, leiam para transcender seu tempo e seu espaço. Leiam para se emocionarem com histórias que nos tornem mais humanos.


Entre em contato/Siga a autora:

Facebook, clique aquiaqui e aqui

Compre os livros, clique aqui, aqui e aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário