sábado, 15 de agosto de 2020

Entrevista com Ana Cláudia Esquiávo


Publicou o livro de forma física ou online? Quais as vantagens e desvantagens de se publicar pela forma que escolheu? Ambos. As vantagens do online é poder ser lida em qualquer plataforma que permita esta leitura, como celulares, tablets e kindle. Principalmente durante esta pandemia onde a venda do online aumentou bastante. Já a vantagem do físico é proporcionar ao leitor a experiência tradicional de lê-lo com aquele cheiro ótimo de página de livro, que eu adoro.

Qual o seu conselho para as pessoas que querem lançar um livro? Formem um público leitor, façam parcerias com igs literários, booktubers e blogueiros. Não tenham vergonha de divulgar seu livro, pois é seu trabalho. Um leitor é tão importante para um autor quanto os alunos são para os professores. Sem público não há autor.

Como vê a literatura no Brasil? Com preocupação, confesso, pois atualmente vemos muitas livrarias físicas fechando. Mas hoje vejo muitos jovens cultivando o hábito da leitura, o que não era tão incentivado na minha época de adolescente. Espero que estejamos formando uma geração de leitores e que valorizem a literatura, que é tão importante para o Brasil.

O que é preciso para que a literatura nacional seja mais valorizada? Incentivar as crianças desde cedo a terem o hábito da leitura.  Meu esposo fala que na sua infância os livros eram dados como modo de castigo. Dói muito ouvir isso. A leitura precisa ser prazerosa. Outro aspecto é a valorização dos autores brasileiros. As pessoas precisam conhecê-los mais. Há excelentes escritores no Brasil.

Como faz para divulgar o livro? Qual a melhor forma? Pelas redes sociais, que são as principais aliadas dos escritores, pois é o local onde seu público está. As resenhas e parcerias com os influenciadores também ajudam bastante o trabalho do autor. E o contato físico com os leitores nas feiras literárias. Além de ser uma experiência prazerosa para o autor, o ajuda a conquistar seu público. 

Quando começou a escrever, já fazia planos de seguir carreira? Sempre gostei de escrever e a matéria que eu mais gostava na escola era redação. Comecei a escrever em 2012, quando eu casei, mas só lancei meu livro na primeira edição em 2015.

A internet influencia na carreira do escritor? Sim, sem dúvidas. Tanto no aspecto da pesquisa, que é importante para desempenharmos um trabalho de qualidade, quanto no aspecto de alcançarmos nossos leitores.

Deixe um recado para seus leitores e seguidores do blog: Se vocês gostam de romance policial com mulheres fortes, decididas, leiam Vidas Roubadas. Conta a história da estilista Joana, presa inocentemente pelo roubo de um bebê e da jornalista Alexia, ameaçada ao investigar uma quadrilha de tráfico infantil. A vida delas dá um giro de 360 graus quando elas se conhecem e se unem para desbaratar a quadrilha. É uma história de superação, de luta e com uma forte dose de suspense.

Siga/Entre em contato com a autora:
Instagram, clique aqui
Facebook, clique aqui
Skoob, clique aqui
Google Reads, clique aqui
Livro disponível na Amazon (aqui) - (As pessoas que o avaliarem e resenharem ganharão marcadores). O livro também estará disponível no site do Editorial Eco Literário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário