sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Entrevista com Eliza Edgar

Publicou o livro de forma física ou online? Quais as vantagens e desvantagens de publicar pela forma que escolheu? Apenas e-book, mas em breve, publicarei no formato físico. Preferi iniciar assim para primeiro formar um público antes de investir na impressão de livros visto a publicação virtual ser sem custo e relativamente fácil; para mim, tem sido esta a principal vantagem dos e-books. A desvantagem fica por conta dos leitores mais conservadores, que não abrem mão do livro impresso.

Qual o seu conselho para as pessoas que querem lançar um livro? Converse com autores que já publicaram: tanto os independentes como os publicados por editoras. Pesquise a trajetória deles, ouça o que têm a dizer e o mais importante: acredite quando eles disserem ser difícil a ponto de você desejar desistir.

Como vê a literatura no Brasil? Por ser um país de grande desigualdade social, a arte aqui, de modo geral, por colocada como oficio/atividade de necessidade não básica, não tem incentivo e, consequentemente, o valor devido. Para "ajudar", o leitor brasileiro tem grande resistência a novos nomes nacionais, preferindo se ater aos clássicos ou best-sellers gringos.

O que é preciso para que a literatura nacional seja mais valorizada? Um primeiro passo possível seria os autores nacionais darem preferência à literatura nacional, consumindo-a em preferência à literatura estrangeira. Muitos autores hoje são influenciadores digitais, estão nas redes sociais. Todos querem ser lidos, mas alguns muitos não contribuem para a expansão do campo em que está enquadrado o próprio trabalho.

Como faz para divulgar o livro? Qual a melhor forma? Pra ser honesta, ainda estou descobrindo o melhor meio, estou no início do processo; mas percebi que boas alianças/parcerias alavancam o nome do autor e, por consequência, trazem maior visibilidade ao seu trabalho.

Quando começou a escrever, já fazia planos de seguir carreira? Não (risos). Comecei a escrever muito cedo, aos treze anos e, na época, por puro gosto. Só comecei a pensar em carreira após o incentivo do meu pequeno público leitor. 

A internet influencia na carreira do escritor? Não há como negar que as tecnologias e o modo como funciona o sistema de comunicação e informações da nossa era afetam nossa concepção de mundo como um todo, e o escritor, como um ser suscetível a esses agentes, não fica de fora, o que não significa, necessariamente, que são influências negativas. A internet é um excelente campo de observação de interação social.

Deixe um recado para seus leitores e seguidores do blog: Obrigada por contribuírem com os autores e a literatura nacional. As grandes mudanças começam por pequenos atos.

Siga/Entre em contato com a autora:

Facebook, clique aqui

Instagram, clique aqui

Youtube, clique aqui

Livros: A Prima (aqui), Resto de Vida (aqui), Resto de Vida 2: Vates de Nós (aqui), Resto de Vida 3: O Abissal (aqui)


4 comentários:

  1. Adorei a entrevista. Só verdades. Conheço o trabalho da Eliza Edgar e posso dizer que sou fã.

    ResponderExcluir
  2. Amei a entrevista de Eliza Edgar, onde vi verdades e trabalhos sério. Li Resto de Vida e adorei a leitura, pois reflete a vida de muitos.

    ResponderExcluir